Notícias

Você está aqui

Inea notifica ilha em Angra por desmatamento ilegal

Inea notifica ilha em Angra por desmatamento ilegal

Área foi interditada e uma multa de até R$ 200 mil deve ser aplicada nos próximos dias, segundo Secretaria de Estado do Ambiente

POR RENATA MONTI

RIO - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já notificou os proprietários da Ilha do Pai, em Angra dos Reis, alugada no passado pela Ilha de Caras, pelo desmatamento de 3.700 metros quadrados de árvores em área de proteção ambiental. A irregularidade foi divulgada com exclusividade pelo colunista Ancelmo Góis, após operação da Secretaria de Estado do Ambiente (Sea). De acordo com o secretário estadual André Corrêa, a área foi interditada, e uma multa de até R$ 200 mil ainda pode ser aplicada aos responsáveis.

A área desmatada entrou no radar do satélite do projeto "Olho no verde", que tem como foco a detecção de mudanças na cobertura florestal do Estado do Rio, visando reduzir a zero os desmatamentos ilegais no território fluminense.

- É um projeto pioneiro no Rio. Quem desmatar até 200 metros quadrados da cobertura de áreas florestais será notificado, e vamos tomar as providências cabíveis. No caso dessa Ilha, ia passar batido, se não fosse pela nova tecnologia, que identifica os pontos mais de perto - explica o secretário.

O estado do Rio tem ainda 30% de cobertura Mata Atlântica, de acordo com a SOS Mata Atlântica. Até então, a tecnologia usada para o mapeamento via satélite atendia a uma cobertura de 10 mil metros quadrados (1 hectare). Neste caso da Ilha do Pai, o desmatamento não seria identificado.

O projeto "Olho no Verde" trabalha em parceria com a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPETEC/UFRJ) e envolve o mapeamento sistemático da cobertura florestal de uma área com aproximadamente 19.500 quilômetros quadrados, o equivalente a 45% do território do estado do Rio de Janeiro, e o monitoramento continuo de uma área de 6.000 quilômetros quadrados, onde se localizam os principais remanescentes florestais do estado.

Até 2018, a meta é que o nível de desmatamento ilegal seja zero (menos de 100 hectares/ano), cumprindo assim o compromisso estabelecido entre a SOS Mata Atlântica e os 17 estados da federação que abrigam remanescentes da Mata Atlântica.

Fonte: Jornal O Globo - Coluna do Ancelmo: http://oglobo.globo.com/rio/inea-notifica-ilha-em-angra-por-desmatamento...

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin