Fruto de uma geografia privilegiada, as montanhas do Rio de Janeiro fazem parte do cenário e da história do Estado. Para quem está vivendo o calor atual, é difícil imaginar que já nevou nessa terra, mas isso já aconteceu. Veja esse registro fotográfico de Itatiaia no ano de 1985.
Foto: Autor desconhecido - Reprodução da Internet
Então, vamos refrescar nossa memória e conferir quais são os 15 pontos mais alto do Estado do RJ:
#1 - Pico das Agulhas Negras - 2.789m – Itatiaia
O pico das Agulhas Negras está localizado na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, no maciço de mesmo nome, parte da serra da Mantiqueira, entre o município de Bocaina de Minas e os municípios fluminenses de Itatiaia e Resende.
Foto: Alex Hubner
#2 - Morro do Couto - 2.680m – Itatiaia
O morro do Couto é a nona maior elevação rochosa brasileira, com 2680 metros de altitude. Fica no Parque Nacional de Itatiaia. É a primeira montanha que se alcança a partir da portaria do parque, e pode ser vencido em duas horas de caminhada fácil.
Foto: Destino Trilha
#3 - Pedra do Altar - 2.665m – Itatiaia
A Pedra do Altar é uma formação localizada à esquerda das Agulhas Negras, e seu nome vem do fato de parecer um altar. É a décima primeira montanha mais alta do país e possui nove vias de escalada. Também é possível chegar ao topo do altar caminhando.
Foto: Marcelo Motta
#4 - Pico dos Três Estados - 2.665m – Resende
O pico dos Três Estados é uma montanha em cujo topo está o ponto onde se encontram as divisas geográficas dos estados brasileiros de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (respectivamente, municípios de Passa Quatro, Resende e Queluz). O ponto tríplice das divisas é marcado no cume por um pequeno tripé de ferro lavrado com os nomes dos três estados, nas respectivas direções.
Foto: Autor desconhecido
#5 - Pico da Maromba - 2.619m – Itatiaia
Montanha da vertente norte do Maciço do Itatiaia, voltada para a parte alta do Vale do Rio Preto, a NE do Pico das Agulhas Negras.
Foto: Guilherme Zalan
#6 - Morro do Massena - 2.609m – Itatiaia
Seu nome é em homenagem a José Franklin Massena, pioneiro na exploração do Itatiaia, fazendo a primeira subida aos contrafortes das Agulhas Negras, em 1856.
#7 - Pedra das Prateleiras - 2.540m – Itatiaia
É uma bela e curiosa formação rochosa localizada próxima às Agulhas Negras. Destaca-se por ser constituída por diversos e gigantescos blocos de rocha encostados uns nos outros, formando diversos patamares com alturas crescentes, assemelhando-se às antigas latas de condimentos que ficavam nas prateleiras das cozinhas e que tinham tamanho crescente. (Fonte: Montanhas de Itatiaia)
Foto: Montanhas de Itatiaia
#8 - Pedra Assentada - 2.453m – Itatiaia
A Pedra Assentada fica no Parque Nacional de Itatiaia (Parte Alta). O início do caminho é o mesmo das Prateleiras.
Foto: Adamu Trekking
#9 - Pedra Cabeça de Leão - 2.420m – Itatiaia
Na extremidade sul do alinhamento montanhoso do Pico da Maromba, entre o Pico das Agulhas Negras e a Pedra Cabeça de Leoa. De difícil acesso, sem trilha, possui dois cumes de onde se avistam panorâmica da parte interna do Maciço do Itatiaia.
#10 - Pico Maior de Friburgo - 2.316m - Nova Friburgo
O Pico Maior de Friburgo é o ponto culminante de toda a Serra do Mar brasileira. É um dos "Três Picos de Salinas", todos localizados no município de Nova Friburgo, e com altitude superior a 2.000 metros de altitude, tendo estes dado o nome ao Parque Estadual dos Três Picos. É muito procurado para a prática de montanhismo.
Foto: Marcelo Brasil
#11 - Pedra da Cabeça de Gigante - 2.300m – Itatiaia
Mais uma grande formação rochosa na região de Itatiaia. A cidade é referência em montanhismo e trilhas no Estado.
#12 - Pico Médio de Friburgo - 2.285m - Nova Friburgo
É um dos "Três Picos de Salinas", todos localizados no município de Nova Friburgo, e com altitude superior a 2.000 metros de altitude, tendo estes dado o nome ao Parque Estadual dos Três Picos.
Foto: Editora Abril
#13 - Pico da Cara do Gorila - 2.281m – Itatiaia
Elevação situada na vertente leste do Maciço do Itatiaia, formada pela crista voltada para a região da Serrinha (Resende). Possui grande paredão rochoso que lembra a cara de um gorila.
#14 - Pedra do Sino - 2.275m – Guapimirim
A Pedra do Sino é o ponto culminante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e da cidade de Guapimirim. É um local muito procurado por montanhistas e alpinistas para a prática de diversos esportes e atividades turísticas. Seus vales e penhascos imensos e várias plataformas de observação oferecem uma visão panorâmica de toda região.
Foto: Felipe Vimeney
#15 - Morro do Urubu - 2.270m - Itatiaia
Elevação do Maciço do Itatiaia, em crista situada ao sul das Prateleiras. Seu acesso se dá pela Travessia Ruy Braga, próximo ao Abrigo Massena.
Foto: Alta Montanha
E ai? Curtiu? Deixe sua sugestão para mais listas sobre a diversidade natural do Estado do Rio de Janeiro.
Uma abraço,
André Corrêa.