Notícias

Você está aqui

Colecionadores de automóveis antigos ganham reconhecimento com lei de André Corrêa

Colecionadores de automóveis antigos ganham reconhecimento com lei de André Corrêa

O Deputado Estadual André Corrêa é autor da lei estadual que reconhece o valor daqueles que prezam a memória de uma das maiores paixões do brasileiro: o Automóvel Antigo

O culto ao automóvel antigo ou "antigomobilismo", como é chamado pelos adeptos, vem crescendo de forma vertiginosa nos últimos tempos, agregando admiradores e colecionadores de todas as faixas etárias e classes sociais. Com isso foram se formando clubes, reconhecidos pela FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos - os quais possuem autonomia para encaminhar ao órgão competente a concessão da placa preta de veículo de coleção, conforme Resolução do Denatran, ou mesmo clubes e grupos alusivos a marcas e modelos surgidos por iniciativas independentes.

Nos últimos anos, só na cidade do Rio de Janeiro, em todos os domingos, em diversos locais públicos se reúnem grupos ou clubes que contam com a exposição de mais de 300 automóveis em alguns casos, pois os colecionadores tem o prazer de participar com suas relíquias. Os eventos contam com grande público visitante que demonstra fascínio com suas máquinas fotográficas disparando por todo lado.

Os clubes, em grande parte, possuem identidade jurídica e estão aptos a participar de eventos e comemorações entre outros, pois, toda e qualquer oportunidade de se propagar a cultura ao automóvel antigo é válida.

O movimento se expande por cidades do interior do estado, como Valença, Teresópolis, São Gonçalo e Duque de Caxias e porque não também ressaltar em todo o país, pois, com o advento da internet a troca de conhecimentos, venda de carros e garimpo de peças tornou-se hábito entre os integrantes dos que levam o "hobby" a sério.

Além de raridades de diversos anos em exposição, destaque para as feiras de peças – uma oportunidade para quem está reformando seu antigo conseguir aquele acessório que procurava há tantos anos, sem esquecer das vendas de miniaturas e outras lembranças relacionadas ao antigomobilismo.

A partir daí, surge o pleito por parte de grupos de aficionados de que seja criado no Rio de Janeiro o dia do "antigomobilismo", com a sugestão do dia 20 de janeiro, onde se comemora o Dia Nacional do Fusca, modelo que marcou como maior ícone de um período de industrialização nacional e sem dúvida o mais carismático dos veículos em circulação até os dias de hoje. Portanto não há melhor representação, já que nesta data carreatas comemorativas se formam por diversas cidades do país.

Em razão deste apelo de um setor social representativo e que contribui para o incremento econômico de vários segmentos sociais, o Deputado Estadual André Corrêa criou um projeto de Lei n.º 5.645 que reconhece o valor daqueles que prezam a memória de uma das maiores paixões do brasileiro: o Automóvel.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin