Com um investimento na ordem de R$3,2 milhões, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, finalizou esta semana a entrega de 41 novos equipamentos voltados para os cursos ligados ao setor industrial. Ao todo, nove unidades foram beneficiadas com a aquisição dos aparelhos que visam proporcionar aos alunos tecnologia de ponta ao longo dos cursos oferecidos na Rede.
Os aparelhos são painéis eletrônicos, maletas com ferramentas especiais e equipamentos que simulam, em escala menor, o funcionamento de sistemas de grandes indústrias. Nessas máquinas, utilizadas em empresas voltadas para as áreas como Petróleo, Mecânica, Engenharia Civil, o aluno tem a experiência prática de como é o trabalho desenvolvido por profissionais que já atuam no mercado.
O maquinário é composto pelos seguintes sistemas de treinamento: Bombas Hidráulicas; Controle de Vazão de Água; Elementos de Máquina; em CLP; em Ensaios Estruturais; em Torno; Falhas Pneumáticas; Hidráulico; Mecânico e Pneumático; Motores e Gasolina; e Processos Térmicos. A instalação dos equipamentos deve ser realizada até o fim do ano.
As unidades beneficiadas são: ETEs Ferreira Viana, em Marechal Hermes, com oito novos equipamentos; Henrique Lage, em Niterói, recebeu um aparelho; João Luiz Nascimento, em Nova Iguaçu, ganhou dois; República, em Quintino Bocaiúva, com cinco máquinas; Visconde de Mauá, também em Marechal, beneficiada com seis; e Santa Cruz que recebeu seis sistemas de treinamento.
Já o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) São Gonçalo foi contemplado com um aparelho. Em Bacaxá, distrito de Saquarema, na Região dos Lagos, a Faetec entregou oito equipamentos à ETE Helber Vignoli Muniz. A ETE João Barcelos Martins, em Campos dos Goytacazes, recebeu quatro máquinas.
Para o presidente da Fundação, Celso Pansera, modernizar os laboratórios é continuar a oferecer uma capacitação que alia prática e teoria ao aluno e com instrumentos tecnológicos mais eficazes para atuarem em grandes indústrias.
– Estamos tornando nossos laboratórios mais modernos e adaptados ao que o mercado de trabalho demanda. Com isso, o aluno que realiza os cursos na Faetec e aprende a manusear os equipamentos atenderá às exigências do mercado e terá uma noção prática dos benefícios desses aparelhos – afirma Pansera.
Fonte: Site Governo do Estado
Ascom Faetec