Notícias

Você está aqui

Rio realiza curso pioneiro de formação em gestres públicos

O Rio de Janeiro será palco de um curso pioneiro na formação de gestores públicos no país. Resultado de uma parceria entre Secretaria de Cultura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura, o Curso de Formação para Gestores Públicos e Agentes Culturais do Estado do Rio de Janeiro tem objetivo de dar apoio e preparo aos profissionais que atuam na área.

A iniciativa faz parte do Programa de Formação e Qualificação Cultural, que será instituído pela Lei Estadual de Cultura, que será encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro nos próximos meses, após consulta pública. 

- Há muito tempo queremos oferecer esse apoio aos municípios, já que demonstraram muita dificuldade na elaboração e na gestão de projetos submetidos à secretaria. O conteúdo do curso foi preparado por profissionais que representam o que há de melhor em produção intelectual na área de gestão cultural no país. Essa é uma das ações mais ousadas e abrangentes que temos - afirmou a secretária de Cultura, Adriana Rattes.

Idealizado em formato semipresencial, o curso terá quatro módulos de ensino à distância e dois seminários presenciais, totalizando 151 horas. Serão formadas 22 turmas com 40 alunos, cada. Além disso, cada turma terá um tutor designado. Das 880 vagas disponibilizadas, a maior parte será destinada às secretarias municipais de cultura, aos conselhos municipais de cultura e aos pontos de cultura. O restante será disponibilizado aos agentes de cultura interessados no curso.

O programa do curso é composto por quatro módulos: o módulo Inspiracional focará no conceito de cultura, nas suas visões e nos seus sentidos; o Estrutural abordará políticas culturais; o Instrumental é sobre as ferramentas que gestores culturais devem dominar, como planejamento, projeto e avaliação; e, por fim, o Experimental vai ensinar desde a metodologia até a execução de um projeto cultural.

Uma vez iniciado o curso, todo o conteúdo oferecido aos alunos estará disponível para download no portal Cultura.rj. Assim, qualquer pessoa interessada terá acesso, mesmo sem a tutoria.

Para a curadora e coordenadora de conteúdo do curso, Marta Porto, a preocupação foi buscar equilíbrio no programa:

- Nos últimos anos, muito se falou e se ensinou em relação às ferramentas de gestão que a pessoa precisa dominar para lidar com projetos culturais. Mas a parte do embasamento teórico, de entender o que é cultura, em suas várias acepções, nos campos simbólico, econômico ou social ficou um pouco de lado. Por isso, pensamos um curso pioneiro, no sentido de que ele propõe um percurso de formação, onde a ferramenta é um meio para você produzir um conteúdo sólido e de qualidade – disse Marta.

O Deputado Andé Corrêa,como líder do Governo e atuante,procura articular positivamente para qualificações e a área da cutura.

Fonte:Site do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Ascom da Secretaria de Cultura

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin