Cento e vinte e nove moças e 54 rapazes dançarão no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para uma plateia de cinco especialistas, se esforçando para conquistarem um cargo efetivo de bailarino do Corpo de Baile do teatro. Até sábado (09/11), a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) estará aplicando a prova prática eliminatória, primeira etapa do concurso que inscreveu 622 candidatos para as 74 vagas oferecidas, sendo 39 para músico instrumentista, 22 para músico corista e 13 para esses bailarinos, que também disputam salários de R$ 2.801,89.
A prova, que começou na última terça (05/11), consta de uma aula clássica completa, com uso de sapatilha de ponta para as moças, que devem trajar leotard preto, malha preta, além da sapatilha. Os rapazes devem usar camiseta branca, malha preta e sapatilha. Para os 183 candidatos, o teste vale 50 pontos, podendo ser atribuído de zero a 10 por cada membro da banca examinadora formada por cinco especialistas. Será aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 40 pontos no somatório das notas.
Nas provas de balé dessa etapa, os integrantes da banca estão considerando como parâmetro de avaliação a performance artística do candidato, que engloba critérios de físico (altura, peso, proporção, flexibilidade), técnica e musicalidade. A qualquer momento, durante a aplicação do teste, os membros da banca poderão interromper a aula clássica, não sendo facultado ao candidato o direito de se manifestar.
Todos os 183 convocados devem chegar ao Theatro Municipal com antecedência mínima de uma hora e meia do horário determinado para o seu início, levando cartão de confirmação de inscrição (CCI), documento oficial de identificação original e uma foto atual de corpo inteiro posada com malha em primeira posição de balé.
O resultado preliminar dessa prova será divulgado no portal www.ceperj.rj.gov.br, em 12 de novembro, quando também começa o prazo para interposição de recursos (nos dias 12 e 13). O resultado desse julgamento e o resultado final dessa etapa estão marcados para 18 de novembro, quando sairá a convocação para a segunda etapa. As moças e os rapazes aprovados na aula clássica participarão da segunda prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada no período de 21 a 24 de novembro, no Theatro Municipal.
A primeira etapa eliminatória para os candidatos às 22 vagas de músico corista foi aplicada de 31 de outubro até 3 de novembro. Para as provas de canto e solfejo, a Fundação Ceperj convocou 204 candidatos. Os inscritos para o cargo de músico instrumentista terão acesso aos seus cartões de confirmação de inscrição (CCI) em 18 de novembro e a primeira prova prática para esses 235 profissionais está marcada para o período de 26 a 30 deste mês.
Fonte: Site do Governo
Ascom do Ceperj