Notícias

Você está aqui

Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Bacia do Rio Macacu promove atividades de educação ambiental para a população

Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Bacia do Rio Macacu promove atividades de educação ambiental para a população

Oficinas de educação ambiental e uma maquete interativa foram algumas das atividades promovidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Bacia do Rio Macacu, no município de Cachoeiras de Macacu, neste final de semana (10 e 11/6). As atividades encerraram as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

 Cerca de 200 crianças das escolas municipais  Vecchi, Alberto Monteiro, Almerinda Ferreira de Almeida e São Francisco de Assis participaram de oficina de educação ambiental que envolveu a confecção de  desenhos com foco em temas ambientais e de uma caminhada ecológica com percurso de 1,5 quilômetro pela APA da Bacia do Rio Macacu.

Uma maquete interativa chamou a atenção do público infantil ao mostrar a importância da preservação da natureza. A maquete consiste em um espaço contendo elementos como florestas, rios e habitações construídas em áreas proibidas com simulações de como uma chuva forte pode provocar enchentes  e deslizamentos, consequências do desmatamento ilegal e de queimadas, fatores que agravam a fragilidade do solo, entre outros.

“A participação das crianças superou as nossas expectativas, pois elas se mostraram interessadas em querer aprender, e isso é importante porque são essas gerações que podem fazer a diferença  com suas boas práticas ambientais”, disse o gestor da APA, Samuel Araújo.

Com 19. 508 hectares, a APA da Bacia do Rio Macacu abrange partes dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí e Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio e tem como principal  objetivo  proteger faixas marginais na bacia do rio Macacu, que é o maior contribuinte da Baía de Guanabara. 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin