O superintendente de Agricultura Nildo Cardoso e representantes da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) Luiz Antônio Correa e Carlos Ramos percorreram nesta terça-feira (14) os pontos mais críticos dos canais Cambaiba e Coqueiros. Ambos vão receber o serviço de limpeza que será realizado em parceria com o órgão estadual para que a água chegue às propriedade rurais. Após a vistoria, a demanda foi entregue ao prefeito Rafael Diniz.
— Por conta das chuvas no Estado do Rio as máquinas só deverão entrar em operação na próxima semana. Porém, já definimos que os trabalhos começarão pelos canais de Cambaíba e Coqueiros em função do grau de assoreamento. Serão 15 quilômetros do Cambaiba e 40 quilômetros de Coqueiros, mas nossa meta é promover a limpeza dos demais canais — disse Nildo.
Nildo informou ainda que o trabalho será realizado, simultaneamente, nos dois canais que atendem pequenos, médios e grandes produtores, que estão sem água para atender suas propriedades.
O canal Coqueiros tem 40 quilômetros de extensão e passa pelos bairros Matadouro, Parque Califórnia, Vivendas do Coqueiro, Jóquei, Penha, passando por Donana e Tocaia, na Baixada Campista. Já o canal de Cambaíba, que tem 15 quilômetros de extensão, inicia na BR-356, estrada que liga Campos a São João da Barra, passa por Cambaiba, Poço Gordo, Espinho e Beira do Taí Baltazar desaguando no Canal São Bento.