O Parque Estadual da Costa do Sol, situado na Região dos Lagos e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promove hoje e amanhã (4 e 5/5) o curso de capacitação de agentes de prevenção a incêndio e defesa florestal no núcleo Paraíso do Parque Estadual dos Três Picos, em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Participam do curso 35 servidores que atuam na área ambiental dos municípios abrangidos pela unidade de conservação: Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Saquarema e São Pedro da Aldeia.
Ministrado pelo Serviço de Guarda Parques do Inea, o curso é composto por quatro módulos que abrangem os temas Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC – Lei nº 9.985/2000), características dos parques, biodiversidade, legislação ambiental e técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais.
“Ao capacitar essas pessoas, iremos ampliar a nossa atuação no combate a incêndios florestais nos territórios desses municípios abrangidos pela nossa unidade de conservação”, ressaltou o chefe da unidade de conservação, André Cavalcanti.
Nesta sexta-feira (5/5) haverá uma atividade prática: durante uma simulação de incêndio, os participantes terão de atuar empregando as técnicas que aprenderam para debelar o fogo. Também haverá uma exposição dos equipamentos utilizados pelos guarda parques para combater as chamas.