Notícias

Você está aqui

Limpeza dos canais Coqueiros e Cambaíba avança

Limpeza dos canais Coqueiros e Cambaíba avança

Iniciada há duas semanas, a limpeza dos canais Coqueiros e Cambaíba avança em direção à Baixada Campista, com mais de um quilômetro já limpo em cada um dos canais. Em fevereiro, o prefeito Rafael Diniz esteve no Rio de Janeiro em buscando da parceria com a secretaria estadual do Ambiente (SEA), que cedeu as máquinas para a limpeza dos canais. 

No Canal Coqueiros, já foi feita toda a parte da Avenida Alberto Lamego, prolongamento da Avenida Sete de Setembro, após ser limpo o trecho da Avenida São João da Barra, com a retirada de muito lixo e detritos diversos, além de vegetação .

— Em toda essa parte já foi feita retirada dos resíduos com caminhões e agora estamos chegando ao trecho dos bairros Jóquei Clube e Penha, onde há menos espaço e a draga não pode ser utilizada. Ali vamos usar uma máquina menor, enquanto a draga vai para um ponto mais à frente, em direção à Baixada — explicou o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
 
Saindo do Rio Paraíba do Sul na altura do bairro Matadouro, o Canal Coqueiros, depois do trecho urbano de 7,5 quilômetros até Donana e Tocaia, já na Baixada Campista, segue em um percurso total de 42 quilômetros e deságua no Canal das Flechas, que vai para o mar.

Já o Canal Cambaíba, onde também um trecho de um quilômetro já foi limpo, tem 16 quilômetros de extensão. Mas, segundo o superintendente, cinco quilômetros passaram por limpeza recentemente. Construídos pelo extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) a partir de 1940 para sanear a área urbana e drenar a Baixada Campista, os mais de 1.400 quilômetros de canais receberam pouca manutenção nos últimos 30 anos.
 
Segundo Nildo Cardoso, a grande expectativa agora é por chuva, em virtude do Rio Paraíba do Sul estar com nível baixo, mantendo-se em torno de 4,90 metros. “É importante fechar a comporta perto do Parque Prazeres para regular a entrada de água, evitando que ela volte para o Paraíba. Com a dragagem dos canais e o baixo nível do rio, a tendência é a água voltar”, avaliou.
 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin