Notícias

Você está aqui

Oficinas de Funk Verde e do Ecomoda começam em fevereiro na comunidade Roquete Pinto, em Ramos

Oficinas de Funk Verde e do Ecomoda começam em fevereiro na comunidade Roquete Pinto, em Ramos

Oficinas de Funk Verde e do Ecomoda começam em fevereiro na comunidade Roquete Pinto, em Ramos

Os alunos dos cursos Funk Verde e Ecomoda do Projeto De Olho no lixo, desenvolvido na comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, já estão em ritmo de carnaval. Entre os dias 24 de janeiro e 16 de fevereiro, as oficinas desses cursos serão realizadas na Quadra da Roupa Suja situada na comunidade e serão abertas ao público. A entrada é gratuita.

A oficina do Funk Verde começa nesta terça-feira (24/1). Durante as aulas, os alunos assim como o público aprenderão as principais técnicas dos mais diversos instrumentos de percussão em ritmo carnavalesco.  O Funk Verde ensina percussão e teoria musical com o reaproveitamento de materiais retirados do lixo para a confecção de instrumentos musicais.

Já a oficina do Ecomoda terá início no próximo dia 31 de janeiro. Durante o curso, os alunos aprenderão a confeccionar máscaras, abadás e arranjos para o cabelo a partir de material reciclável como garrafas pet e caixas de leite.  O Ecomoda é voltado para a capacitação em produção de acessórios e peças de vestuário, a partir do reaproveitamento de retalhos, tecidos, jeans usados e banners.

As aulas serão realizadas às terças e às quintas, até o dia 16 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Fruto de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Viva Rio Socioambiental, com apoio da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), o Projeto De Olho no Lixo desenvolve trabalho de manejo correto dos resíduos sólidos na Rocinha, visando a minimizar o impacto negativo provocado pelo lixo.

Além da coleta de lixo, que é realizada por 30 agentes socioambientais, o projeto De Olho no Lixo tem outro eixo de atuação que é o de educação ambiental, cultura e comunicação que pretende evitar a continuidade de lançamento dos resíduos pelos moradores e transformando lixo em arte e renda. Para isso, são desenvolvidos na comunidade dois cursos gratuitos: Funk Verde e o Ecomoda. Nos últimos 11 meses, foram recolhidas 427 toneladas de lixo em  pontos estratégicos da comunidade: Pedrinha na Rua Dois, Roupa Suja (partes alta e baixa), Lajão e  da área da  Elevatória da Cedae, em São Conrado.

Projeto De Olho no Lixo na comunidade Roquete Pinto, em Ramos

As aulas de moda e música chegaram ao projeto De Olho no Lixo Baia de Guanabara! A partir do dia 01 de fevereiro, os alunos inscritos nos cursos na comunidade Roquete Pinto, em Ramos, vão transformar resíduos sólidos em roupas e instrumentos musicais.

Os cursos fazem parte das atividades complementares do projeto de arte e educação do De Olho no Lixo – Baia de Guanabara. Instrumentos musicais, roupas e acessórios serão criados a partir do reaproveitamento de material inutilizado, doado ao projeto. Os participantes, das mais variadas idades, aprendem sobre o reaproveitamento destes resíduos sólidos, mas sem descuidar dos ensinamentos teóricos.

Nas oficinas de música – Funk Verde, além de teoria musical, os alunos também vão conhecer as técnicas de reaproveitamento de material descartado. Com isso, latas, latões de tinta, objetos de plástico, material de cozinha e peças de automóveis viram instrumentos de percussão, transformando o resíduo em arte. As aulas são sempre às segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Núcleo de Resíduos Sólidos na comunidade Roquete Pinto, em Ramos.

Nas oficinas de moda, o Eco Moda, aquilo que seria jogado fora, é transformado numa nova peça de roupa ou acessório. Até mesmo material utilizado nos barracões das escolas de samba surgem em bolsa, cintos e outros acessórios. As aulas são às quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 16h, também no Núcleo de Resíduos Sólidos, na comunidade Roquete Pinto, em Ramos.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin