O saneamento de Armação dos Búzios entra em uma nova fase com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto. Com capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia e funcionando em nível terciário, a unidade garantirá maior qualidade do efluente (esgoto tratado), contribuindo para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida. A iniciativa da Prolagos, que investiu R$ 18 milhões nesta obra, vai além do previsto no contrato de concessão e da legislação estadual.
A implantação do sistema mais moderno integra o cronograma de investimentos da concessionária para a universalização do saneamento nos municípios da área de concessão. “Este investimento é fruto de reuniões que tivemos com o poder público e com a sociedade civil organizada e entendemos o anseio da população. Esta obra é um presente que a Prolagos oferece para esta bela cidade. É uma conquista de cada morador, de cada um que se encanta com este balneário que é reconhecido internacionalmente e que lutou para que isso acontecesse”, comentou o presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr.
A cerimônia de inauguração que aconteceu no final de dezembro, contou com a presença dos deputados estadual André Corrêa e federal Simão Sessim, da prefeita de Iguaba Grande e presidente do Comitê Lagos São João, Grasiela Magalhães, ambientalistas e autoridades de toda a região. Durante a solenidade, a superintendente do Inea, Márcia Simões, entregou ao presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr. a licença de instalação para início e pré-operação da unidade.
“É uma alegria muito grande estar prefeito neste momento de uma conquista tão importante para Búzios e para a Região dos Lagos. Esta obra representa a garantia de saúde para a população e para a preservação do meio ambiente”, comemorou o prefeito André Granado.
Ampliação
Durante toda a obra de ampliação a estação permaneceu operando normalmente. A obra consistiu na construção de um segundo módulo que contempla um tanque de aeração e dois decantadores. Com a nova estrutura, a capacidade de tratamento passa de 130 litros de esgoto por segundo para 200 litros por segundo. O tratamento em nível terciário consiste na remoção de nitrogênio e fósforo e desinfecção por ultravioleta (UV).
Fonte:www.abconsindcon.com.br