Um dos mais importantes eventos de ciclismo do mundo escolheu o interior do Estado do Rio de Janeiro para marcar a sua estreia no Brasil. Ação de plantio, promovida em parceria com a Secretaria do Ambiente, marcou a competição.
Conservatória, conhecida como a Capital Nacional da Seresta recebeu em 6 de agosto o GFNY (Gran Fondo New York). E, juntamente com a competição que envolveu cerca de 1.200 inscritos, dentre eles alguns dos maiores nomes do esporte e celebridades nacionais, uma ação de plantio de mudas típicas da Mata Atlântica, organizada pelo Parque Estadual da serra da concórdia (PESC), administrado pelo Inea, envolveu os atletas inscritos e moradores da região. O destaque foi a grande participação das crianças nessa ação socioambiental.
A concentração ocorreu na praça Getúlio Vargas, bem no centro do famoso sexto distrito de Valença, município localizado na região do Médio Paraíba, com destino ao orquidário, onde aconteceu o plantio, antes da largada da competição.
Dos anônimos às presenças ilustres, como o técnico de vôlei Bernardinho; sua esposa, a ex-jogadora de vôlei da seleção, Fernanda Venturini; as jornalistas Ana Paula Araújo e Renata Ceribelli, da Rede Globo de Televisão; o ex-piloto de Fórmula-1, Luciano Burti e o empresário João Paulo Diniz, a maioria tinha apenas um objetivo: completar o percurso escolhido e receber a medalha de participação.
Dentre os competidores de elite, os paulistas Antônio "Pippo" Garnero e Marcella Toldi, foram primeiros em suas categorias a cruzar a linha de chegada no percurso de 160km da prova de estrada pela Serra da Beleza. Ele com o tempo de 4h28m18s, e ela com 4h46m29s. O pódio masculino foi completado por Orlando Neves, um segundo atrás, e Eder Amorin. No feminino, Ana Paula Polegatch e Maria Gianella chegaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.