Programa do governo prevê a instalação de 45 espaços para ginástica em todo o estado
O município de Rio das Flores, na região do Médio Paraíba, recebeu sua primeira academia ao ar livre para idosos nesta quarta-feira (20/11). A unidade faz parte do Programa 3ª Idade Saudável, já lançado em outros 18 municípios fluminenses, e que prevê outras 45 unidades em todo o estado, levando equipamentos de ginástica a mais de 18 mil idosos.
Ao todo, 75 equipes, formadas por profissionais de educação física, fisioterapia, técnico de enfermagem e nutricionista, vão acompanhar as atividades em todo o estado.
- Quem não cuida da 3ª idade não cuida de si mesmo. Cada vez que crescemos no interior, melhoramos a vida de todo o Estado - disse o governador Sérgio Cabral, que participou da inauguração.
De acordo com o secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, esta é a 22ª academia das 45 que serão instaladas no estado ainda este ano.
- O Estatuto do Idoso traz em seu artigo 20 o direito ao esporte. Por meio dele, os idosos ganham mais saúde, capacidade funcional e independência - afirmou Marcus Vinícius.
Aposentada e moradora de Rio das Flores, Maria da Penha de Oliveira, de 63 anos, começou a se exercitar na nova academia por recomendação médica.
- Estava sofrendo com problemas de hérnia de disco. Se dependesse de uma academia tradicional, não teria condições financeiras de cuidar da minha saúde – disse.
Uma das mais idosas a preencher as 250 vagas oferecidas na região, Maria Magdalena, de 84 anos, aprovou a iniciativa.
- Pratico exercício físico há 12 anos. Preciso perder peso para equilibrar a pressão arterial. Estou achando maravilhoso poder treinar ao ar livre - afirmou a moradora do bairro Taboas, que também está aproveitando a oportunidade para realizar uma avaliação nutricional.