Notícias

Você está aqui

Três caminhões reforçam limpeza dos pilares da Ponte do Gote, em Campos

Três caminhões reforçam limpeza dos pilares da Ponte do Gote, em Campos

Com o reforço, a capacidade de transporte do material retirado da estrutura, em São Martinho, na Baixada Campista, pode chegar a 120 carregamentos por dia

Já estão em atividade desde segunda-feira (5), os três caminhões caçamba que reforçam o transporte de vegetação e sedimentos retirados do entorno dos pilares da Ponte do Gote, sobre o Canal das Flechas, na localidade de São Martinho, na Baixada Campista. A intervenção começou no dia 30 de novembro, último, quando duas máquinas e outros três caminhões iniciaram a retirada de toneladas de material do local. A ação é resultado de parceria da Superintendência municipal de Agricultura com a Secretaria Estadual do Ambiente.

A limpeza é para permitir que o fluxo da água da Lagoa Feia em direção ao mar, através do canal, ocorra sem problemas, caso o nível da lagoa suba muito nas próximas semanas. O início da temporada de chuvas na região do Imbé faz subir a Lagoa de Cima, que despeja seu excesso de água na Lagoa Feia, através do Rio Ururaí. Sem a intervenção, aumenta o risco de a ponte ser arrastada pelo mato e sedimentos empurrados pela força da correnteza, como já ocorreu.

— Com o reforço dos três caminhões do Programa Limpa Rio, cedidos pela Secretaria Estadual do Ambiente com as outras máquinas na parceria que firmamos com o deputado André Corrêa, estamos dobrando a capacidade de transporte de material retirado dos pilares, podendo chegar a 120 carregamentos, por dia. Estamos correndo contra o tempo, pois tem chovido muito na região do Imbé e a maior parte da água vem pra Lagoa Feia — explica o superintendente Nildo Cardoso.

Nesta quinta-feira (7), o rio Ururaí atingiu 2.42m. A cota de transbordo é de 2.80m. Desde domingo, o nível da Lagoa Feia, que recebe água do Ururaí, tem oscilado entre 3.61m e 3.67m, com a situação sendo mantida sob controle. “O risco é chover forte no Imbé por dias seguidos, pois em pouco tempo a Lagoa Feia receberia muita água e teria que ser esvaziada para não alagar a Baixada. Por isso estamos trabalhando a todo vapor”, acrescenta Nildo.

Como a vegetação e sedimentos próximos à ponte já foram quase todos retirados, será feita uma intervenção na comporta do canal. “Vamos abrir uma das comportas, para que a corrente de água vinda da lagoa carregue mais vegetação para a área dos pilares, para que o trabalho tenha continuidade em seu ritmo normal”, completa o superintendente.

Desde a semana passada, todo o material retirado do entorno dos pilares é transportado pelos caminhões para uma propriedade rural nas proximidades. Por: Edson Cordeiro - Foto: Divulgação

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin