Notícias

Você está aqui

Nota Oficial

Nota Oficial

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) esclarece que, a pedido da Prefeitura de Maricá, realizou vistorias nos dias 22, 23 e 24 de janeiro na Lagoa da Barra. Na ocasião, o nível da lagoa estava em 40 centímetros e o parecer unânime dos técnicos, que teve a concordância dos representantes do município, foi o de que a abertura do canal para o mar não seria adequada naquele momento.

Porém, o Inea autorizou, em documento expedido no dia 27 de janeiro, a movimentação de areia no canal, com o objetivo de facilitar a abertura em caso de necessidade. Na ocasião, ficou estabelecido que a abertura seria autorizada caso o nível da lagoa atingisse  60 centímetros.

O monitoramento do nível da lagoa é feito diariamente, às 7h e às 17h. Na segunda-feira (29/02), às 7h, a Estação Fluviométrica indicava que o nível da Lagoa da Barra estava em 20 centímetros. As chuvas fortes que caíram à tarde elevaram o nível para 35 centímetros às 17h. Na medição desta terça-feira (01/03), o nível havia subido para 68 centímetros, o que levou à autorização para que a Prefeitura procedesse à abertura do canal.

Graças à movimentação preliminar de areia autorizada pelo Inea em janeiro, a abertura do canal poderá ser concluída com mais rapidez. Caso esta movimentação não tivesse sido feita, as intervenções poderiam demorar entre cinco dias a uma semana.

O Inea informa que será autorizada também a abertura do Canal da Costa, em Itaipuaçu, em atendimento a uma solicitação da Prefeitura feita nesta terça-feira.

Quanto às manifestações da Prefeitura de Maricá sobre a dragagem emergencial dos canais do município, o Inea esclarece que não recebeu solicitação formal da Prefeitura para realizar este tipo de intervenção.

Tendo em vista a previsão de mais chuvas, a Superintendência Regional do Inea orientou nesta terça-feira os técnicos da Prefeitura a encaminharem as solicitações para que a limpeza dos canais possa ocorrer o mais rapidamente possível, com a devida autorização do instituto.

O Inea, que esteve sempre aberto ao diálogo cooperativo, lamenta o comportamento desrespeitoso e pouco equilibrado do Prefeito de Maricá e continua à disposição da população do município.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin