Notícias

Você está aqui

Secretário André Corrêa anuncia investimentos para o Parque Estadual Costa do Sol

Secretário André Corrêa anuncia investimentos para o Parque Estadual Costa do Sol

O secretário de Estado do Ambiente, deputado estadual André Corrêa, participou neste sábado (18/04), na Praia das Conchas, em Cabo Frio, do mutirão ecológico em comemoração ao quarto aniversário do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os presentes percorreram áreas da praia e das trilhas próximas e parte do material que foi coletado servirá de matéria prima para artistas plásticos, que irão transformar o lixo em uma imagem inspirada na fauna e flora do parque.

Durante o evento, André Corrêa, prometeu construir um centro de visitantes e uma sede para a Polícia Florestal na Região dos Lagos, que ainda não possui sede nem plano de manejo. No encontro com o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, na Praia das Conchas, foi fechada uma parceria para que a sede da Polícia Florestal da Polícia Militar fique nas instalações do Dormitório das Garças, que precisam de reforma geral. O centro de visitantes ficará na Praça do Moinho, no bairro Peró, a poucos metros da entrada do PECS. O prédio, construído para ser um posto da PM, ficou pronto há dois anos mas jamais foi usado.

— O PECS precisa de uma referência e a Região dos Lagos necessita da presença da polícia ambiental. Os guarda-parques fazem um excelente trabalho, mas é preciso a força policial especializada para combater os crimes ambientais — disse o secretário, que acompanhou a corrida ecológica e visitou a base do Inea na Praia das Conchas.

André Correia também anunciou que fará uma audiência pública para rediscutir os limites do parque. A intenção é anexar áreas com ecossistemas preservados e liberar outras que tenham atividades econômicos. Ele não negou insatisfação com os rumos da elaboração do Plano de Manejo do PECS, que tem cem milhões de metros quadrados e 27 áreas protegidas. O prefeito Alair Correia pediu anexação ao parque de uma área de restinga de dois milhões de metros quadrados que fica próxima ao Aeroporto Internacional de Cabo Frio.

— Vamos usar os recursos do Fundo da Mata Atlântica para abrir o centro de visitantes e a sede da Polícia Florestal. A sociedade será convocada para discutir de forma pública os limites do parque, sem abrir mão da preservação dos ecossistemas da região — afirmou o secretário, que ganhou dos guarda-parques um bonsai de flamboyants e ouviu pedidos de ambientalistas para recuperação ambiental do Morro do Vigia, que foi devastado por um incêndio, entre as praias das Conchas e do Peró.

O Parque

O Parque Estadual da Costa do Sol tem área de 9,8 mil hectares, divididos em quatro setores, e é responsável pela preservação de áreas de restinga, mangue, brejo, lagunas e lagoas. Inclui partes dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. 

Fonte: Ascom SEA/Inea e O Globo

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin