Notícias

Você está aqui

Parque Estadual da Serra da Tiririca capacita moradores na condução de visitantes

Parque Estadual da Serra da Tiririca capacita moradores na condução de visitantes

Os visitantes do Parque Estadual da Serra da Tiririca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), já podem contar com ajuda profissional para conhecer os atrativos da unidade de conservação. Nesta sexta-feira (14/10), 28 formandos receberam seus certificados de conclusão do curso Condutores de Visitantes do Inea, em uma cerimônia na Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos, em Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói.  

 

Durante a abertura da cerimônia, o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, enfatizou a importância de aproximar os visitantes e moradores da comunidade do entorno na valorização e preservação da unidade de conservação:

 

“Ninguém se apaixona por aquilo que não conhece. Temos o grande desafio de estimular as pessoas a conhecerem as unidades de conservação, porque só a partir do conhecimento dessas áreas que haverá preservação. A capacitação dos condutores, moradores da região, busca estimular a economia regional através do desenvolvimento do ecoturismo com qualidade e segurança. Essas pessoas têm o sentimento de pertencimento com o parque, quintal da casa deles, o que valoriza ainda mais esse trabalho de visitação guiada”, disse o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, na abertura da cerimônia de entrega dos certificados.

 

O curso contemplou moradores do entorno do parque, que abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A capacitação abrangeu as matérias de história do parque, noções de ecologia, geografia, turismo e sustentabilidade, legislação ambiental, técnicas de condução, criação de roteiros, cartografia e segurança, totalizando carga horária de 134 horas, sendo 104 horas de aulas teóricas e 30 horas de aulas práticas no parque.

 

“Foi uma experiência muito boa. Um curso excelente que explicou sobre as formações rochosas, a fauna e flora da região, com professores da UFF e UFRJ, todos pesquisadores. Vai ser muito gratificante para o público, porque o pessoal sobe e desce as trilhas sem saber de muita coisa, sendo conduzido por nós os visitantes vão ter toda a informação sobre a região. Desde pequeno eu percorro essas trilhas daqui e queria ter esse conhecimento, então esse curso veio bem a calhar”, lembrou o entusiasmado educador e recém-formado guia, Marcelo Mendes de Castro, de 47 anos.  

 

O Inea desenvolve o Programa Estadual de Guias e Condutores com o objetivo de capacitar, ordenar e certificar as atividades de guia e condução de visitantes nas unidades de conservação do Estado. A qualificação de condutores locais de visitantes busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento dessas práticas, propiciando geração de renda para comunidades do entorno.

 

“Gostaria de parabenizar a todos formandos pela disposição de trabalhar conosco na luta pela conservação e gestão do nosso parque. Esse é mais um passo no sentido de transformar as unidades de conservação com a participação dos moradores, da sociedade local, em prol de um desenvolvimento sustentável local e de todo esse potencial que os parques têm”, disse o gerente de conservação do Inea, Fernando Matias.

 

“Agora nós passamos a ter uma visitação guiada com pessoas capacitadas a orientar da melhor maneira possível e a conduzir uma visita sustentável, com maior segurança. Formamos uma equipe diferenciada ao longo desses 3 meses de curso”, destacou o gestor do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Jhonatan Ferrarez.

 

Com 3.493 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá. É composta por uma área marinha e outra terrestre.

Por Ascom SEA/Inea

Foto: Antônio Kämpffe

 

 

Formatura Curso Condutores de Visitantes Parque Estadual da Serra da Tiririca- André Corrêa - 2016

 

 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin