Notícias

Você está aqui

Resíduos de saúde passarão a ser incinerados em Resende

A prefeitura, por meio da Amar (Agência do Meio Ambiente de Resende) e de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, inicia uma nova forma de descarte dos resíduos da área de saúde. A partir do dia 1º de junho, todos os resíduos provenientes de hospitais, clínicas, consultórios odontológicos e farmácia passarão a ser incinerados por uma empresa especializada.

Atualmente, os resíduos de saúde recolhidos em toda Região das Agulhas Negras estão sendo depositados no Aterro Sanitário Regional de Bulhões, de acordo com o consórcio intermunicipal. No local, todo material é colocado em uma cava, protegida internamente por lona, coberto por uma camada de cal, e numa etapa posterior, por uma camada de terra.

A partir do próximo mês, com a implantação desse novo projeto, todo material passará a ser depositado em um contêiner refrigerado. Ao atingir entre 15 a 20 toneladas, o contêiner será removido pela empresa contratada, para ser incinerado em um local apropriado, na cidade de Araruama (Região dos Lagos).

- Esse é um grande passo que estamos dando em direção à preservação do solo e da qualidade de vida da população, pois passaremos a descartar todo material produzido pelas unidades de saúde de forma mais adequada, contribuindo dessa maneira também com a conservação do meio ambiente - disse o presidente da Amar, Paulo José Fontanezzi.

De acordo com ele, a notícia dessa mudança foi apresentada durante uma audiência pública sobre o tema "Riscos Ambientais Causados pelo Lixo Hospitalar na Região Sul Fluminense", realizada recentemente, no Rio de Janeiro, pela Assembleia Legislativa do Estado.

O encontro foi convocado pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, deputado estadual Átila Nunes (PSL). Durante a audiência, a Região das Agulhas Negras - que reúne os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis - recebeu elogios pela solução encontrada para descartar os materiais de saúde.

- O líder da administração do governador Sérgio Cabral na Assembleia Legislativa, deputado estadual André Corrêa, que participou da audiência, enalteceu a iniciativa da administração do prefeito José Rechuan (DEM) em Resende, no sentido de iniciar o projeto de incineração dos materiais - falou o presidente da Amar.

Fonte: Diário do Vale

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin