Notícias

Você está aqui

Praias de Niterói têm melhora pelo segundo verão consecutivo

Praias de Niterói têm melhora pelo segundo verão consecutivo

Por Fernanda Domingues

 

Os moradores de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, tiveram o segundo melhor verão dos últimos cinco anos na cidade. De acordo com levantamento do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), no ano passado, as praias do município alcançaram o melhor índice de balneabilidade desde 2013. Locais que antes eram considerados impróprios para banho estiveram próprios em mais de 70% do total de dias de 2017. Em fevereiro de 2018, 61% dos boletins foram próprios para banho nas praias de Niterói. Em 2013, esse índice foi de 27,8%.

 

Segundo dados estatísticos divulgados pelo Inea, os melhores índices de balneabilidade ocorreram nas praias de São Francisco, Charitas, Jurujuba e Adão e Eva.

 

– O resultado anual foi muito bom. Em relação à existência de resíduos sólidos na areia, infelizmente os banhistas ainda deixam lixo nas praias. Isso vem sendo combatido por meio da conscientização da população. O que se espera é que o banhista passe a levar saquinhos para a praia, para colocar nele todos os resíduos gerados durante sua permanência, contribuindo para deixar o local limpo como gostaria de tê-la encontrado – disse o diretor da Diretoria de Pós-Licença (Dipos), Jose Maria de Mesquita.

 

Avaliação

 

A avaliação das condições de balneabilidade das praias é feita com base na resolução Conama 274/2000, onde são verificados os níveis de bactérias de origem fecal (coliformes fecais ou enterococos) em amostras coletadas de água. Uma praia é considerada imprópria para banho, quando dois ou mais resultados dos cinco últimos se encontram acima de 1.000NMP/100mL de coliformes, ou 100NMP/100mL de enterococos; ou quando o último resultado se apresenta acima de 2.500NMP/100mL de coliformes ou 400 NMP/100mL de enterococos. O NMP é uma unidade de medida e significa Número Mais Provável.

 

Dentre os diversos fatores que podem afetar a balneabilidade de uma praia, os mais comuns são a localização geográfica (praias no interior de baías e praias oceânicas), a pluviosidade (incidência de chuvas), a proximidade com o deságue de rios e canais e o extravasamento de galerias pluviais.

 

Durante os meses do verão, que é o período chuvoso, de forma geral, as praias apresentam resultados menos satisfatórios quando comparados aos do período de estiagem.

 

No caso de Niterói, principalmente as praias interiores, também é levado em conta a influência das águas da Baía de Guanabara.

 

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro - http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=6057649

 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin