Como medida compensatória, as empresas doaram área de 700 mil m² de floresta nativa
O secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, esteve em Santo Antônio de Pádua, nesta quarta-feira (12), para a entrega da Licença de Operação (L.O) de 17 empresas do setor de mineração que atuam no Noroeste Fluminense. Ainda na cerimônia, aconteceu a diplomação de 300 operários do setor de rochas ornamentais.
A solenidade organizada pelo Sindgnaisses – Sindicato de Extração e Aparelhamento de Gnaisses do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro - marcou também a doação ao município de Santo Antônio de Pádua de uma área na Serra das Frecheiras – distrito de Ibitiguaçu - de 700 mil metros quadrados (m²) de florestas nativas, como compensação ambiental pela exploração da atividade de extração e beneficiamento de rochas na região.
De acordo com o secretário André Corrêa, o local será incorporado à outra área preservada para formar um parque de 1,2 milhão de m², (em torno de 300 campos de futebol) que no futuro, com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ganhará sua sede.
O secretário destacou que foi muito importante ver que as companhias se organizaram e os empresários estão cumprindo os compromissos firmados no TAC (Termo de Ajuste de Conduta) e avançando na formalização do setor. “Isso é a sustentabilidade. Vamos gerar renda e emprego, mas dentro da Legislação Ambiental, garantindo os recursos para as próximas gerações. Fico muito satisfeito em ver esse movimento partir naturalmente dos empreendedores”, afirmou André Corrêa.
Para o presidente do Sindgnaisses, Marco Antônio Pinheiro de Souza, a data foi um marco para o setor. “O setor de rochas emprega cerca de 5 mil trabalhadores e é um dos pilares da economia da região”, lembrou Marco Antônio.
A cadeia produtiva tem início na extração das rochas, realizada pelas pedreiras, passa pelo beneficiamento feito nas serrarias e, por final, na comercialização dos produtos. As rochas extraídas e beneficiadas são comercializadas nas mais variadas formas, entre elas: revestimento de muros, paredes, pilastras e colunas; paralelepípedos; pisos de varandas, garagens, jardins, currais, além de diferentes classes de brita como subprodutos.
Caminhão de Coleta Seletiva
Antes do início do evento, no Ginásio Poliesportivo Renato Padilha, o secretário André Corrêa entregou ao prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal, um caminhão do Programa Coleta Seletiva Solidária, do Inea. O veículo servirá para transportar o lixo reciclável para cooperativas de catadores da região.