Projetos do Estado ajudam pacientes a alcançar sucesso nos tratamentos
Unidades estaduais de saúde investem em programas de atendimento domiciliar para ajudar pacientes e suas famílias a alcançarem sucesso nos tratamentos. O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes já beneficiou 350 pessoas. Entre os casos mais comuns estão pacientes acima dos 50 anos com doenças de sequelas neurológicas, como AVCs, Alzheimer, Parkinson e demências. O atendimento também se estende ao cuidador, que é preparado para oferecer suporte em casa. Orientações sobre a necessidade de adaptações no ambiente doméstico também são esclarecidas pela equipe.
- Além do preparo no domicílio, temos uma reunião quinzenal de cuidadores. Ao entrar para o programa, o responsável assina um documento em que se compromete a seguir as orientações feitas pela equipe - explicou a geriatra Cristiane Lima, coordenadora do projeto, que também conta com enfermeira, psicóloga, assistente social, nutricionista, fonoaudióloga e fisioterapeuta.
Morador de Duque de Caxias, o aposentado Rodolpho Coutinho, de 76 anos, é atendido pela equipe do Adão Pereira Nunes. Ele sofreu dois AVCs e não consegue comparecer ao hospital. A esposa e cuidadora Teresa Coutinho elogia o tratamento domiciliar.
- Receber a equipe em casa é uma bênção. Posso tirar minhas dúvidas e saber mais sobre os exercícios diários de fisioterapia - disse Teresa.
Idosos são beneficiados - Especializado no atendimento a pacientes idosos, o Hospital Estadual Eduardo Rabello, em Senador Vasconcelos, também oferece o serviço. Vítima de uma fratura de fêmur, Américo de Araújo, de 85 anos, foi indicado para participar do projeto. O serviço conta também com enfermeira, assistente social e psicóloga.
- Buscamos oferecer autonomia, pois ele fica sozinho em uma parte do dia. Nós o ensinamos a fazer a transferência para a cadeira e promovemos mudanças no quarto - explicou a terapeuta ocupacional Maria Fernanda Alves.
No Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, 32 pacientes usam o serviço domiciliar.
Fonte: Verônica Lopes (Assessoria de Comunicação do Governo do Estado)