O programa Rio Capital da Energia, coordenado pelo Governo do Estado, completou o segundo ano de existência com quase o dobro de projetos lançados em 2012. O número de iniciativas visando à eficiência energética, inovação tecnológica e energia verde passou de 34 para 66 em dois anos. Onze iniciativas já foram finalizadas. No total, estão sendo investidos R$ 2,2 bilhões em projetos.
Iniciativas como o Maracanã Solar – sistema de geração e utilização de energia solar já lançada em parceria com a Light e o Grupo EDF Electricité de France– e o GT Veículos Elétricos, grupo que estuda a instalação de uma fábrica de carros elétricos, estão entre os beneficiados.
O projeto Búzios Cidade Inteligente pretende transformar o município em referência de sustentabilidade. A cidade já conta com medidores inteligentes de consumo de energia, um posto de recarga para veículos elétricos, chuveiros eficientes e geração de energia renovável solar e eólica, além de luminárias de LED, com pontos de luz telecomandados.
Outra ação de destaque é a renovação de frota de caminhões, criada por decreto com o objetivo de retirar os veículos com mais de 20 anos de uso das estradas, por meio da concessão de benefícios para a compra de caminhões novos.
Uma novidade é o Atlas Solar do Rio, que vai revelar todo o potencial de geração solar do estado e tem previsão de apontar as tecnologias a serem utilizadas no desenvolvimento dessa fonte.
Mais dois projetos estão sendo implementados em parceria com a agência alemã GIZ: a energia fotovoltaica no Cefet e o mapeamento do potencial fotovoltaico dos telhados de Niterói e do Rio. No Cefet, além da instalação de painéis, haverá qualificação profissional. No caso do mapeamento, a meta é checar o potencial de micro e minigeração fotovoltaica nas duas cidades, em parceria com o Instituto Pereira Passos, a Light, a Ampla e a Prefeitura de Niterói.
Fonte: Site do Governo do Estado