Notícias

Você está aqui

Secretário André Corrêa entrega Licença de Operação para 17 empresas do setor de mineração do Noroeste Fluminense

Secretário André Corrêa entrega Licença de Operação para 17 empresas do setor de mineração do Noroeste Fluminense

Como medida compensatória, as empresas doaram área de 700 mil m² de floresta nativa

O secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, esteve em Santo Antônio de Pádua, nesta quarta-feira (12), para a entrega da Licença de Operação (L.O) de 17 empresas do setor de mineração que atuam no Noroeste Fluminense. Ainda na cerimônia, aconteceu a diplomação de 300 operários do setor de rochas ornamentais.

A solenidade organizada pelo Sindgnaisses – Sindicato de Extração e Aparelhamento de Gnaisses do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro - marcou também a doação ao município de Santo Antônio de Pádua de uma área na Serra das Frecheiras – distrito de Ibitiguaçu - de 700 mil metros quadrados (m²) de florestas nativas, como compensação ambiental pela exploração da atividade de extração e beneficiamento de rochas na região.

De acordo com o secretário André Corrêa, o local será incorporado à outra área preservada para formar um parque de 1,2 milhão de m², (em torno de 300 campos de futebol) que no futuro, com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ganhará sua sede.

O secretário destacou que foi muito importante ver que as companhias se organizaram e os empresários estão cumprindo os compromissos firmados no TAC (Termo de Ajuste de Conduta) e avançando na formalização do setor. “Isso é a sustentabilidade. Vamos gerar renda e emprego, mas dentro da Legislação Ambiental, garantindo os recursos para as próximas gerações. Fico muito satisfeito em ver esse movimento partir naturalmente dos empreendedores”, afirmou André Corrêa.

Para o presidente do Sindgnaisses, Marco Antônio Pinheiro de Souza, a data foi um marco para o setor. “O setor de rochas emprega cerca de 5 mil trabalhadores e é um dos pilares da economia da região”, lembrou Marco Antônio.

A cadeia produtiva tem início na extração das rochas, realizada pelas pedreiras, passa pelo beneficiamento feito nas serrarias e, por final, na comercialização dos produtos. As rochas extraídas e beneficiadas são comercializadas nas mais variadas formas, entre elas: revestimento de muros, paredes, pilastras e colunas; paralelepípedos; pisos de varandas, garagens, jardins, currais, além de diferentes classes de brita como subprodutos.

Caminhão de Coleta Seletiva

Antes do início do evento, no Ginásio Poliesportivo Renato Padilha, o secretário André Corrêa entregou ao prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal, um caminhão do Programa Coleta Seletiva Solidária, do Inea. O veículo servirá para transportar o lixo reciclável para cooperativas de catadores da região.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin