Feira de troca de livros acontece durante todo o ano na sede do parque
A leitura muda a capacidade de entendimento do ambiente à nossa volta. E é por esse motivo que o Parque Estadual da Ilha Grande, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e localizado na Costa Verde do Rio, mobiliza a feira Doe Livros e Ganhe Um Brinde. A ação, que acontece há aproximadamente cinco anos, tem como objetivo a troca de livros entre moradores com intuito educativo.
O acervo conta com grande variedade de livros, dos mais diversos tamanhos e gêneros. A troca pode ser feita ao longo de todo o ano, de segunda a sexta, no Centro de Visitantes da unidade de conservação, que fica na Avenida Nacib Monteiro de Queiroz, s/n, Ilha Grande – Angra dos Reis. O horário de funcionamento é de 9h às 17h.
“A unidade de conservação também precisa ser uma unidade de transformação. Através dos livros, a população do entorno também adquire conhecimento para exercer a educação ambiental. Nada substitui um livro”, declarou o chefe do Parque Estadual da Ilha Grande, Sandro Muniz.
Segundo maior parque insular do Brasil, o Parque Estadual da Ilha Grande abrange cerca de 80% da Ilha Grande, no litoral Sul fluminense. Com mais de 12 mil hectares, a unidade de conservação abrange dez praias além de costões rochosos, florestas, restingas, manguezais, rios, cachoeiras, lagoas, construções históricas e mais de 80 quilômetros de trilhas.