Trabalho é executado pelo Inea.Cerca de 5 mil pessoas serão beneficiadas na primeira etapa das obras
O Canal do Trapiche, no bairro Vila Margarida, em Itaguaí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, começou essa semana a ser desassoreado pelo Instituto Estadual do Ambiente, Inea, na altura da sua foz, próximo ao Parque de Exposições. No total, 1.918 metros do corpo hídrico receberão obras em um prazo de 40 dias úteis. Uma retroescavadeira de braço longo está sendo usada para a realização do trabalho que deve beneficiar 5 mil pessoas.
A intervenção faz parte do Programa Limpa Rio e tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o estado. Segundo o secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, o Canal do Trapiche será o primeiro a receber as obras e depois será a vez do Viana.
- Essa ação é fundamental para melhorar a circulação das águas e preparar a cidade para o verão e as fortes chuvas. Assim, protegemos também a população e o seu patrimônio - sustentou, André Corrêa.
Para o presidente da Câmara Municipal de Itaguaí, Nisan Cesar, o trabalho de prevenção é fundamental para o verão. Ele recorda que o bairro do Engenho, está abaixo do nível do mar e merece uma atenção especial.
- Os canais do Trapiche e Viana serão os primeiros a receber a dragagem, em seguida a máquina vai para o valão da Ponta Preta. Tenho certeza que esse será um trabalho bem feito, porque contará com a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Inea.