“Ninguém se apaixona por aquilo que não conhece”. Esta foi a frase que o Deputado Estadual André Corrêa usou para celebrar a mais recente forma de integração entre a sociedade e o Parque Estadual da Serra da Tiririca, localizado dentro dos municípios de Niterói e Maricá. No último dia oito, o deputado acompanhou, na sede do Instituto Estadual do Ambiente, a assinatura da autorização para a implantação da nova guarderia da Associação de Windsurf de Niterói que trará de volta os praticantes do esporte à Unidade de Conservação.
O termo de cooperação assinado entre o Inea e a AWN, representada pela presidente Christina Mattoso Maia, bronze nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg, e pelo segundo secretário, Carlos Jamel, prevê, além da reativação do ponto para os praticantes da modalidade, a promoção de ações de educação ambiental nas populações do entorno. Desta forma, a parceria pretende ser um modelo a ser seguido, cumprindo os objetivos da Unidade de Conservação de preservar a biodiversidade, difundir conhecimento e promover a recreação em contato com a natureza.
“Estou muito feliz com essa parceria. Nós temos que fazer com que as pessoas conheçam nossas unidades de conservação e cada vez mais se apropriem delas. Precisamos estimular a cultura da transformação de potenciais conflitos em parcerias que estimulem o uso dessas unidades e promovam a preservação junto à população”, disse deputado, presente ao processo desde o início, quando ocupava o cargo de Secretário de Estado do Ambiente.
Além da diretoria da AWN, o encontro contou ainda com a presença do vice-presidente administrativo e financeiro da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Accioly, do gestor do PESET, Jhonatan Ferrarez, do Gerente das Unidades de Conservação do Inea, Ricardo Raposo, do Gerente de Saneamento dos Municípios da Baía de Guanabara, Fernando Mathias, e da Coordenadora de Proteção a Biodiversidade, Julia Bochner.