Mais de 30 bombeiros que atuam como guarda-parques nas unidades de conservação administradas pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) participaram de um treinamento especial. O conteúdo do curso reuniu instruções de combate a incêndio, primeiros socorros, utilização de equipamento de moto serra e de GPS. A iniciativa tem como objetivo o aprimoramento profissional.
Além da parte teórica, os servidores fizeram atividade prática com a simulação de resgate de vítima e a montagem de um posto de comando, que foi realizada no Parque Estadual dos Três Picos, situado na Região Serrana.
Pioneiro
O Rio de Janeiro foi o primeiro estado brasileiro a contar com guarda-parques. Eles são capacitados para o trabalho dentro das unidades, em ações de proteção da biodiversidade e do patrimônio histórico, e estimulam a educação ambiental. Também fazem o primeiro combate às ocorrências em casos de incêndios.
– Temos um dos melhores corpo de guarda-parques – disse o chefe do Serviço de guarda- parques, sub-tenente Marco Aurélio Paes.
Por Ascom SEA/Inea
Foto: Divulgação