Notícias

Você está aqui

Instituto Estadual do Ambiente apresenta Parques Naturais do Estado do Rio ao ministro do Turismo durante visita ao Rio

Instituto Estadual do Ambiente apresenta Parques Naturais do Estado do Rio ao ministro do Turismo durante visita ao Rio

Na última quarta-feira (21/12), na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), durante o debate “Rio de Janeiro, o Portão de Entrada do Brasil”, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, teve a oportunidade de conhecer os parques estaduais naturais do Rio de Jqaneiro, apresentados pela equipe de Biodiversidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

 

“A questão das parcerias público-privadas para exploração turística dos Parques Naturais Brasileiros, já está na pauta da Comissão de Turismo da Câmara Federal. Em relação aos parques nacionais, e a partir desse convite, entendemos que o Estado poderá avançar também.”, declarou Alexandre Sampaio, Presidente do Conselho de Turismo da CNC e da FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

 

Representando a diretoria de biodiversidade e áreas protegidas do Inea, Tercius Barradas, apresentou estatísticas e estudos já realizados, e anunciou um novo site que irá conter informações sobre os parques, suas curiosidades, trilhas e belezas naturais. 

 

Gerente das Unidades de Conservação, Ricardo Raposo, falou sobre as possibilidades de empreendedorismo em andamento nos parques estaduais, que totalizam uma área de mais de 460 mil hectares.

 

O evento, conduzido pelo secretário executivo da CETUR (CNC), Eraldo Alves da Cruz, contou ainda com a presença do secretário de Turismo do Rio, Nilo Sérgio Felix, do presidente da Federação de CVBs do Rio, Marcos Navega, e demais autoridades.

 

 

O turismo no Rio

 

• Espera-se mais de 2,5 milhões de estrangeiros neste verão no Brasil e o Rio recebe 35% desse total.

• O Brasil ocupa o 45º lugar do ranking mundial (OMT), atrás de países como a Eslovênia e Bulgária.

• Nossos vizinhos da América do Sul representam 54% desse total.

• Os estrangeiros que mais nos visitam são os argentinos (33%), os americanos (9%) e os chilenos (5%).

• De cada 10 turistas que vem ao Brasil, 7 preferem destinos de praia e sol.

• Em 2015, a cidade de Miami, recebeu 6,3 milhões de visitantes estrangeiros, a Torre Eiffel, 7 milhões, a França toda recebeu 85 milhões e os EUA, 77 milhões.

• Hoje representa 10% do PIB e gera 9 milhões de empregos.

• O Brasil já tem boa base de mercado interno e é um dos países que tem um dos maiores potenciais naturais para o turismo. Falta qualificação e sistema de oferta para o mundo.

• Especialistas apontam que precisamos de mais pesquisas para se traçar estratégias melhores.

 

Por Ascom SEA/Inea

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin