A equipe do Parque Estadual de Ilha Grande, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi homenageada, nesta segunda-feira (10/4), pelo Consulado Geral da República Tcheca. O adido militar e a consulesa geral desse país, Marcel Bozek e Pavla Havrlíkova, respectivamente, visitaram a unidade de conservação para agradecer o empenho da equipe que participou do resgate do turista tcheco, Vilem Hanus, 32, desaparecido por cinco dias em Ilha Grande, em março deste ano.
O Adido Militar da República Tcheca, Marcel Bozek, destacou o empenho da equipe do parque:
"Representando o Ministério da Defesa da República Tcheca, quero parabenizar o empenho e dedicação de cada agente envolvido nas buscas do Villen Hanus, sobretudo integração e profissionalismo das equipes", disse.
A consulesa Geral daquele país, Pavla Havrlíkova, agradeceu os esforços empreendidos para encontrar o turista:
"A República Tcheca agradece o esforço incansável das equipes do Inea, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental, que se empenharam ao extremo para fazer com essa história tenha tido um final feliz,”, declarou ela.
A equipe do Inea participou de toda a operação de resgate do turista que foi encontrado com vida. Ele estava hospedado em um hostel na Vila do Abraão e saiu sozinho para fazer uma caminhada em uma trilha que dá acesso à localidade conhecida como “Pico do Papagaio”, uma das principais atrações da ilha, mas se perdeu e ficou quatro dias na mata. Ele foi localizado pelas equipes de busca.
"O reconhecimento da República Tcheca na forma deste agradecimento institucional, eleva cada vez mais o ânimo e a dedicação da tropa no cumprimento do dever. A integração entre o Inea, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar Ambiental, foi fundamental no sucesso desta ação”, destacou o gestor do Parque Estadual da Ilha Grande, Tercius Barradas.
A consulesa e o adido militar ficaram impressionados com a paisagem e prometeram retornar para explorar os atrativos do parque e as belezas da ilha.
Por Ascom SEA/Inea