O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu, neste sábado (10/6), o evento “Maré Limpa” na Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex Itaipu), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A atividade teve por objetivo promover a limpeza da Praia de Itaipu, tanto da areia quanto do fundo do mar. Excepcionalmente nesta edição do Maré Limpa não houve a limpeza marinha em função do mar agitado.
Mais de cem voluntários da sociedade civil e de órgãos públicos participaram da atividade. Eles recolheram aproximadamente 200 kg de lixo na Praia de Itaipu como garrafas pet, embalagens de alimentos como biscoitos, canudinhos, latas de alumínio e etc.
“O principal objetivo do Maré Limpa na Resex foi divulgar a importância de se manter a praia limpa, evitando danos à fauna e aos próprios usuários dessas áreas e também como forma de sensibilizar as pessoas a descartarem o seu lixo de forma adequada”, disse o gestor da Resex, Carlos Henrique Martins.
O evento Maré Limpa foi promovido pela Resex Itaipu e pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca e contou com a participação de voluntários da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói; da Associação Livre dos Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu; da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais da Secretaria de Estado do Ambiente; da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro; do Grupamento Marítimo de Itaipu do Corpo de Bombeiros, entre outros.
Por ASCOM SEA/Inea