Oficinas de capacitação para alunos da rede pública começam em março; comunidade também poderá participar
Quando: Sexta-feira (26/02), entre 10h e 12h
Onde: sede da ONG Campus Avançado, Rua Coronel Tamarindo, nº 61, Gragoatá, Niterói
Com instrumentos musicais confeccionados a partir do lixo e ao som de funk, samba e outros ritmos, o Projeto Niterói Ecocultural, através do módulo Ecomúsica, apresenta nesta sexta-feira (26/2), entre 10h e 12h, o primeiro ensaio geral na sede da ONG Campus Avançado, no Gragoatá, em Niterói, com a participação de músicos que foram qualificados pelo projeto. Eles irão atuar como instrutores nas oficinas de capacitação para alunos de escolas da rede pública que começam em março. O curso também será aberto para a comunidade.
Durante a qualificação, que aconteceu ao longo desta semana, foi testada a criatividade dos profissionais em música: cabos de vassoura, espumas, latas de tinta, toneis de plástico e tantos outros objetos, que têm como destino o lixo, foram transformados em inusitados instrumentos musicais. O resultado será apresentado no ensaio geral.
O projeto visa a capacitar jovens em música e percussão com foco na confecção de instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. As aulas abordarão, dentre outros temas, teoria e ritmo musical, percussão além de meio ambiente e reciclagem, uma vez que o projeto também tem a finalidade de preparar os jovens para serem multiplicadores de boas práticas ambientais em suas comunidades. A expectativa é qualificar cerca de 250 pessoas ao longo de 12 meses.
O Ecomúsica é uma das vertentes do Projeto Niterói Ecocultural, de capacitação em reaproveitamento de resíduos sólidos destinado a alunos da rede pública. É fruto de cooperação firmada entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e a Prefeitura de Niterói, através da Fundação de Arte de Niterói (FAN) com recursos de R$ 1,7 milhão do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam). As outras vertentes do Projeto Niterói Ecocultural são o Ecomoda, voltado para a capacitação em confecção de acessórios e peças de vestuário a partir de retalhos, tecidos e roupas usadas; e ecodesign, de reaproveitamento de mobiliário usado. O projeto tem como parceira a ONG Campus Avançado.