Em seis meses de funcionamento, o Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, na Zona Oeste, atingiu a marca de 1,4 mil cirurgias, além de realizar 4,1 mil consultas e 14 transplantes.
Por ano, a instituição tem capacidade para realizar 8,4 mil consultas, 3,3 mil cirurgias e 2,4 mil quimioterapias. Os espaços, que são decorados com temas infantis, como o tomógrafo em forma de foguete, ajudam a amenizar tratamentos de crianças e jovens de até 19 anos, que passam por quimioterapias.
Gerenciada pelo governo do estado em parceria com a Organização Social Instituto D’Or, a instituição realiza cirurgias de média e alta complexidades, como transplantes de rim e fígado, além de operações ortopédicas. Os pacientes chegam por meio da central de regulação do estado.
O Hospital da Criança conta com mais de 50 leitos de enfermaria e 26 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neo-natal e pediátrica, além de 10 poltronas para quimioterapia. A unidade pode realizar tam-bém exames de ultrassono-grafia, tomografia, ecocardio-grafia e broncoscopia. Serviços como fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupa-cional e apoio psicológico também auxiliam na recuperação dos pacientes.
Fonte: Jornal do Commercio