Integração define os bons resultados alcançados pelas duas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) que conquistaram as melhores avaliações do Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) no segundo semestre de 2013. Os batalhões e as delegacias de Campo Grande, Petrópolis e Itaipava, primeiros colocados na avaliação, fizeram do trabalho conjunto com a população e outros órgãos aliados na luta contra a criminalidade. O resultado se refletiu na queda de Letalidade Violenta (Homicídios, Auto de Resistência, Latrocínio e Lesão Corporal) e nos Roubos de Veículo e de Rua.
A Aisp 40, que inclui o Batalhão de Campo Grande e a 35ª Delegacia de Polícia (DP), reduziu em 27% a Letalidade Violenta, 23% o Roubo de Veículos e 25% o Roubo de Carros. Os dados são comparados com o segundo semestre de 2012.
Essa é a segunda vez que a Aisp 40 recebe prêmio pelo bom desempenho. No semestre passado, a unidade conquistou a segunda colocação.
Segundo o comandante do 40º BPM, tenente-coronel Ronaldo Martins, o ordenamento urbano e a troca diária de informações com a 35ª DP, resultaram na estratégia ideal para reduzir a criminalidade. A troca de informações com a população também foi importante.
- A delegacia nos passa informações dos locais das ocorrências, e assim traçamos a mancha criminal conforme a necessidade - disse o comandante.
Mais segurança na Região Serrana
Na Aisp 26, a parceria com a população, a prefeitura e o Ministério Público resultou em um plano mais coeso e eficaz. A aproximação refletiu na redução de 33% da Letalidade Violenta, 70% do Roubo de Veículos e 58,8% de Roubo de Rua. A Aisp inclui o 26º Batalhão, a 105ª DP (Petrópolis) e a 106ª DP (Itaipava).
- A população tem um canal direto com a delegacia e o batalhão durante os encontros, palestras e cafés que realizávamos. Essa integração foi fundamental para fazer de Petrópolis uma das cidades mais seguras do estado - disse o tenente-coronel Rubens Peixoto, que agora está à frente do 31º BPM (Recreio).
- Nos reunimos com o Comando, capitães, inspetores e debatemos as estratégias para a cidade - explicou o delegado da 105ª DP, Alexandre Ziehe.
Fonte: Site do Governo do Estado