Notícias

Você está aqui

Polícias Civil e Militar ganham oito veículos táticos blindados

Polícias Civil e Militar ganham oito veículos táticos blindados

O Governo do Estado entregou nesta quarta-feira (2/7) os oito novos veículos táticos blindados das polícias Civil e Militar e 300 viaturas destinadas às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Além de proporcionar mais conforto aos agentes de segurança, a nova frota consolida a política da pacificação fluminense. Presente à solenidade, o governador Luiz Fernando Pezão reafirmou o compromisso do governo com a Segurança Pública no estado.

– A Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) destinou R$ 70 milhões para o Estado aplicar em ações de Segurança Pública. Este valor também vai nos ajudar a construir uma escola de Ensino Médio no Complexo da Maré, um Centro Vocacional Tecnológico e uma série de parcerias. Os blindados, investimento da Casa Civil, são moderníssimos e sua tecnologia vai nos auxiliar no combate à criminalidade. Estamos permitindo que nosso governo entre nas comunidades, levando educação, segurança, paz e melhores condições de trabalho para os policiais. Segurança é questão de emergência para o governo. Hoje, o Estado é referência na área no país. Estamos longe do ideal, mas mostramos que é possível realizar uma política de Segurança Pública no estado. Temos mais de um milhão e meio de cidadãos libertos do jugo do tráfico e das milícias. Nos últimos anos, investimos na valorização dos servidores, com a incorporação de gratificações e melhores condições de trabalho – afirmou o governador.

Os veículos táticos blindados para transporte de tropas vão reequipar três unidades especializadas: o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e o BPChoque (Batalhão de Choque), da Polícia Militar; e a Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), da Polícia Civil. Os blindados foram fabricados por uma empresa sul-africana, vencedora do pregão internacional realizado pelo Governo do Estado.

Os novos veículos têm capacidade para transportar 13 policiais. São equipados com freios ABS, tração nas quatro rodas e sistema de detecção e supressão de incêndio no motor. Outro diferencial está na refrigeração interna: o ar-condicionado mantém-se em operação mesmo com o motor do veículo desligado.

Além do conforto, a segurança dos policiais também foi reforçada pelo sistema de blindagem, que garante cobertura para toda a tripulação. Os pneus têm capacidade para rodar até 20 quilômetros em caso de avarias. Outro ponto de destaque é o mecanismo hidráulico de desobstrução de vias. Instalado na parte frontal do veículo, o sistema é similar a um para-choque móvel, que possibilita a remoção de obstáculos que sejam colocados no percurso da viatura. Graças ao sistema de câmeras com visão noturna, a tripulação pode acompanhar, no interior da viatura, a movimentação ao redor do blindado.

De acordo com o chefe de seção de Projetos e Tecnologia, major Maurílio Nunes, além da melhoria da qualidade do serviço dos militares, a frota proporciona uma resposta mais rápida às ações policiais.

– Este é um projeto único para a segurança do Rio de Janeiro. É uma plataforma de transporte de tropa com uma capacidade de deslocamento e agilidade muito maior do que os outros blindados, com proteção, conforto e ergonomia interna mais avançada para os profissionais – explicou o major.

Além da realização de testes de campo, um grupo de 12 policiais foi à África do Sul realizar treinamento para conduzir e operar os veículos.

– Os carros estão prontos para entrar em operação. Estamos concluindo o projeto, que também incluiu o treinamento específico da tropa e de um grupo piloto de condutores, que vão reproduzir as instruções para outros militares habilitados na categoria D – disse Nunes.

Reforço para as UPPs

As 300 novas viaturas vão reforçar a frota atual de 567 veículos das 38 UPPs e da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Os carros modelo Voyage fazem parte de um total de 1.508 viaturas, que foram renovadas em abril, após 30 meses de uso, conforme previsto em contrato.

A Unidade de Polícia Pacificadora da Cidade de Deus vai receber 20 veículos. Serão entregues 53 carros na Zona Sul, sendo 18 apenas na Rocinha. Os complexos do Alemão e da Penha serão contemplados com 49 veículos. Já a região da Grande Tijuca, que inclui as comunidades do Borel, Formiga, Salgueiro, Macacos, Andaraí e Turano, receberá 35 viaturas.

Fonte: Site do Governo do Estado
Clarissa Barcellos

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin