Relatório mostra números recorde de mensagens aprovadas – 71 ao todo - e o total de 317 proposições aprovadas em 114 sessões ordinárias e 5 sessões extraordinárias na Alerj
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) encerrou o ano legislativo de 2011 na última terça-feira, considerado pelos deputados como um dos mais produtivos do Parlamento fluminense.
Líder do Governo na Casa, o deputado André Corrêa (PSD) parabenizou o trabalho realizado pela presidência durante o ano. “Esta Casa avança a cada dia. É um processo que se iniciou ainda na presidência do então deputado Sérgio Cabral, continuou com Jorge Picciani e se intensificou com o deputado Paulo Melo”, afirmou Corrêa.
O relatório de atividades, que foi lido pela segunda secretária da Mesa Diretora, deputada Graça Matos (PMDB), mostra números como o recorde de mensagens do Poder Executivo aprovadas – 71 ao todo - e o total de 317 proposições aprovadas em 114 sessões ordinárias e 5 sessões extraordinárias.
A criação do Departamento de Cultura também teve destaque no encerramento. Ao todo foram realizadas cinco exposições no ano de estreia do Palácio Tiradentes no roteiro cultural do Rio. A Alerj recebeu 19 mil visitantes nestas mostras, além de 38.780 que visitaram a exposição permanente.
Na mesma ocasião, o presidente da Alerj, o deputado Paulo Melo (PMDB) agradeceu a todos os deputados e funcionários da Casa pelo bom andamento dos trabalhos em 2011. “Este foi o ano da realização de um sonho, e por isso agradeço todos os dias. Só eu sei o que passei na minha vida e o que significa estar aqui”, ressaltou o parlamentar.
Durante o ano que se encerra foram realizadas, ainda, 152 audiências públicas de Comissões Permanentes. Também foram instaladas 10 comissões especiais e 5 Comissões Parlamentares de Inquérito.
Somente na Comissão de Defesa do Consumidor foram realizados mais de 20 mil atendimentos, dos quais cerca de 18 mil foram solucionados. Os disques da Casa receberam mais de 12 mil ligações, das quais cerca de 7 mil foram apenas para o Disque Idoso, campeão de atendimentos por telefone.