Notícias

Você está aqui

Vereador e deputado pedem ao Governo do Estado para realizar dragagem do Rio Bengalas

Vereador e deputado pedem ao Governo do Estado para realizar dragagem do Rio Bengalas

Após uma série de pedidos e alertas feitos pela própria população friburguense, o vereador Isaque Demani pediu providências para que o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e ao Governo do Estado, para ealizar dragagem no Rio Bengalas, em Nova Friburgo.

Acionado pelo vereador, através de ofício, o deputado estadual André Corrêa (DEM-RJ) protocolou na ALERJ (Assesmbleia Legislativa do Rio de Janeiro), Indicação Legislativa solicitando ao governador Cláudio Castro (PL) e ao presidente do INEA, Philipe Campello, solicitando dragagem ao longo do Rio Bengalas, especialmente no trecho canalizado, desde o bairro de Duas Pedras, até a altura do distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo.

Assoreamento motiva dragagem

O motivo do pedido é o constante processo de assoreamento do local e a aproximação da época das chuvas, o que já preocupa os moradores. Há registros de imagens onde aparece muito mato e lixo junto às margens do trecho canalizado do rio.

O vereador Isaque Demani destracou em seu pedido "o medo dos moradores, que temem pelas enchentes nessa época do ano".

As obras de controle de inundações, drenagem e recuperação ambiental do Rio Bengalas e Corrego D'Antas, em Nova Friburgo, foram entregues à população há pouco mais de três anos. De lá para cá, foram muitas as chuvas, algumas muito fortes, mas, a região de Conselheiro Paulino, onde se concentrou grande parte das intervenções, resiste às inundações.

Ao ser informado que as chuvas que caem desde a entega da obra não causaram danos maiores às áreas atravessadas pelo canal do Rio Bengalas, o deputado André Corrêa afirmou: "Apesar de se encontrar assoreado atualmente, as obra de combate à enchente do Rio Bengalas seguem funcionando com eficácia, até o momento, mas precisamos impedir que os riscos de cheias voltem. Lutei muito para que esse projeto não parasse, mesmo com a crise do Estado", recordou.

Mesmo durante crise, obra continuou

Foram beneficiados, além de Conselheiro Paulino, os bairros de São Jorge, Belmont, Prado, Jardim Ouro Preto e Duas Pedras e compreenderam a canalização, calçamento, instalação de guarda-corpos e desapropriações de construções irregulares na beira desse rio e que foram demolidas.

Finalizadas pela Secretaria do Ambiente, durante gestão do deputado André Corrêa, a obra compreendeu o trecho entre a foz do rio D'Antas (estaca 99, próximo à rua Garcia de Queiroz) e o trevo de Duas Pedras (estaca 272), totalizando uma extensão aproximada de 3,4 km que recebeu serviços de desassoreamento, adequação de calha, proteção e contenção das margens do Rio Bengalas.

Só para dar uma ideia, o volume de detritos sólidos retirados do Rio, na época das obras, daria para encher até a boca 120 piscinas olímpicas.

O trecho situado em Conselheiro Paulino recebeu projeto de paisagismo com o plantio de 680 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, entre arbóreas e arbustivas, onde foi instalada uma academia da terceira idade ao ar livre. Foram instaladas também áreas de lazer para a população.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin