A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) deu início à 10ª legislatura, nesta terça-feira (01/02), com a realização da sessão preparatória de posse dos setenta eleitos que agora integram o Parlamento estadual até 2014. Compondo a mesa da cerimônia, o governador Sérgio Cabral, empossado no mesmo plenário há um mês, ressaltou a participação do Legislativo nas conquistas de seu Governo e garantiu que o Executivo manterá com a Casa “a relação de franqueza que permitiu ao Estado chegar a um patamar nunca antes atingido de excelência econômica, alto índice de investimento e de emprego”, citou, agradecendo particularmente ao ex-deputado Jorge Picciani, que presidiu a Alerj pelos últimos oito anos. “Como já vinha sendo feito, continuaremos com essa índole da parceria, respeitando a pluralidade e o contraditório, e faremos mais uma grande parceria pelo bem do Estado”, discursou. Apenas o deputado André Corrêa, doente, não compareceu à posse.
Ao lado de Cabral, formaram a mesa o seu vice, Luiz Fernando Pezão, Jorge Picciani, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RJ), desembargador Luiz Zveiter, a deputada Graça Matos (PMDB), primeira secretária da Alerj, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) Aloysio Neves, representando o presidente do órgão, conselheiro Jonas Lopes. A sessão foi presidida pelo deputado Átila Nunes (PSL), que, iniciando seu 11º mandato, é o parlamentar há mais tempo na Casa.
A sessão foi iniciada às 16h com a execução do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar do Estado enquanto as bandeiras nacional e estadual serão hasteadas. Em seguida, de pé, todos repetiram com o deputado Átila Nunes o seguinte compromisso solene: “Prometo desempenhar fielmente o mandato que me foi confiado, dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do Rio de Janeiro”. Em seguida, os parlamentares, quando chamados por ordem alfabética, responderam “Assim o prometo” e, na sequência, assinaram o termo de posse. Ao final do evento, o coral Alerj Pró-Canto apresentou as músicas Suíte dos Pescadores (Dorival Caymmi), Trenzinho caipira (Villa Lobos) e Panis Angelicus.
Nova Mesa Diretora será eleita nesta quarta-feira
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) elegerá a Mesa Diretora que regerá seus trabalhos pelos próximos dois anos nesta quarta-feira (02/02), às 15h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes. A votação será iniciada com a eleição do próximo presidente, que dará entrevista coletiva após a sessão. O processo se dará em duas votações, uma com decisão por maioria absoluta (36 votos) e outra por maioria simples. Em seguida, serão eleitos os 1º, 2º, 3º e 4º vice presidentes, o 1º, 2º, 3º e 4º secretários da Mesa e quatro suplentes, todos em duas votações. A coletiva do novo presidente da Alerj será na sala da presidência, que fica ao lado do Plenário, no segundo andar.
As chapas se inscreverão na hora e não será permitido o registro de candidatura avulsa para qualquer uma das vagas. A votação será aberta e confirmada após a totalização dos votos, com a leitura das opções de cada deputado. Os parlamentares poderão mudar de voto durante a leitura. Concluída a contagem com a totalização dos votos, o presidente da sessão, deputado Átila Nunes (PSL) – que presidirá por ser o parlamentar com o maior número de mandatos – proclamará a chapa eleita, que será empossada em seguida. Para a cobertura da eleição da Mesa Diretora não será necessário credenciamento prévio.
A eleição da nova Mesa Diretora contará com uma ampla cobertura jornalística pela Diretoria Geral de Comunicação Social da Alerj. Além do texto referente ao evento, que ficará disponível no site da Casa (www.alerj.rj.gov.br), a equipe disponbilizará fotografias em alta resolução de todos os eleitos, além de gravações em áudio em formato .mp3, prontas para uso em emissoras de rádio e sites, e a divulgação, em tempo real, da eleição no Twitter. Conheça, abaixo, os endereços de internet onde estarão os materiais gerados durante a cobertura.
Novo parlamento tem mais mulheres e representantes da Baixada
Nesta legislatura, as mulheres conquistaram mais espaço no Parlamento fluminense. A bancada feminina para os próximos quatro anos aumentou de oito para 13 deputadas. Regiões como a Baixada Fluminense, que pulou de dez parlamentares para 14, aumentaram a sua representatividade no Parlamento. É o caso também da região que engloba os municípios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo, que de nove deputados passou para dez. As regiões Serrana, dos Lagos, Norte e Sul Fluminense sofreram baixas: a primeira perdeu uma cadeira, passando a ter dois representantes, a segunda passou de cinco para quatro deputados, o Norte do estado caiu de cinco para três. O Sul foi a região que mais perdeu representantes, passando de sete deputados para quatro. Cabe ressaltar que entre os 31 novos deputados para este mandato, 12 eram vereadores em exercício de mandato, sendo quatro da capital, dois de São Gonçalo, dois de Nova Iguaçu, um de Petrópolis, um de Belford Roxo, um de Niterói, e um de Duque de Caxias.
(texto de Fernanda Porto)
Veja como ficará o tamanho das bancadas:
PMDB: 12 deputados.
PDT: 11 deputados
PR: nove deputados.
PT: seis deputados
PSDB: quatro deputados.
PPS: três deputados.
PSC: três deputados.
PSB: três deputados.
PRB: dois deputados.
PP: dois deputados.
PTN, DEM, PRP, PRTB, PT do B, PC do B, PSDC, PSL e PTB: um deputado cada.
PSol: dois deputados.
PMN: dois deputados.
PV: dois deputados.
Abaixo, a lista dos deputados que compõem o Parlamento:
1. Alessandro Calazans (PMN)
2. Alexandre Correa (PRB)
3. Altineu Cortes (PR)
4. André Corrêa (PPS)
5. André Lazaroni (PMDB)
6. Andreia do Charlinho (PDT)
7. Aspásia Camargo (PV)
8. Átila Nunes (PSL)
9. Bebeto (PDT)
10. Bernardo Rossi (PMDB)
11. Carlos Minc (PT)
12. Chiquinho da Mangueira (PMDB)
13. Christino Áureo (PMN)
14. Cidinha Campos (PDT)
15. Claise Maria Zito (PSDB)
16. Clarissa Garotinho (PR)
17. Comte Bittencourt (PPS)
18. Coronel Jairo (PSC)
19. Dica (PMDB)
20. Dionisio Lins (PP)
21. Domingos Brazão (PMDB)
22. Edino Fonseca (PR)
23. Edson Albertassi (PMDB)
24. Enfermeira Rejane (PCdoB)
25. Fabio Silva (PR)
26. Felipe Peixoto (PDT)
27. Flávio Bolsonaro (PP)
28. Geraldo Moreira (PTN)
29. Gerson Bergher (PSDB)
30. Gilberto Palmares (PT)
31. Graça Matos (PMDB)
32. Graca Pereira (DEM)
33. Gustavo Tutuca (PSB)
34. Inês Pandeló (PT)
35. Iranildo Campos (PR)
36. Janira Rocha (Psol)
37. João Peixoto (PSDC)
38. José Luiz Nanci (PPS)
39. Lucinha (PSDB)
40. Luiz Martins (PDT)
41. Luiz Paulo (PSDB)
42. Marcelo Freixo (Psol)
43. Marcelo Simão (PSB)
44. Márcio Pacheco (PSC)
45. Márcio Panisset (PDT)
46. Marcos Abrahão (PTdoB)
47. Marcos Soares (PDT)
48. Marcus Vinicius (PTB)
49. Miguel Jeovani (PR)
50. Myrian Rios (PDT)
51. Nilton Salomão (PT)
52. Paulo Melo (PMDB)
53. Paulo Ramos (PDT)
54. Pedro Augusto (PMDB)
55. Pedro Fernandes (PMDB)
56. Rafael do Gordo (PSB)
57. Rafael Picciani (PMDB)
58. Ricardo Abrão (PDT)
59. Roberto Dinamite (PMDB)
60. Roberto Henriques (PR)
61. Rodrigo Neves (PT)
62. Rosângela Gomes (PRB)
63. Sabino (PSC)
64. Samuel Malafaia (PR)
65. Samuquinha (PR)
66. Thiago Pampolha (PRP)
67. Wagner Montes (PDT)
68. Waguinho (PRTB)
69. Xandrinho (PV)
70. Zaqueu Teixeira (PT)