O secretário de Habitação, Leonardo Picciani, e o deputado André Corrêa ouviram sugestões de moradores
Os moradores dos conjuntos habitacionais Soldado Elias e IAPC de Quintino receberam a visita do deputado estadual André Corrêa e do secretário de Estado de Habitação, deputado federal Leonardo Picciani (PMDB). O encontro, ocorrido em 9 de dezembro de 2009, no salão da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Quintino, teve como pauta avaliar o andamento das obras de melhorias nos dois conjuntos incluídos no programa de reformas que irá beneficiar mais de 35 mil famílias em todo o estado. Presentes à reunião, dezenas de moradores, além de lideranças comunitárias e católicas da região.
O programa de reformas, que foi iniciado no ano passado, com a recuperação de 11 condomínios populares, ganhou reforço de R$ 35 milhões e agora atende a mais de 30 comunidades. Nessa fase, serão beneficiados conjuntos da capital e de outros municípios como Belford Roxo, Caxias, São Gonçalo, Valença e Volta Redonda.
Durante a reunião, o secretário Leonardo Picciani anunciou que decidiu incluir no programa a reforma ou construção de quadras e áreas de lazer, nos conjuntos que tiverem espaço para essa melhoria.“Essa foi única saída para viabilizar a locomoção dos idosos e crianças que hoje vivem aprisionados dentro do conjunto”, explicou o secretário. O deputado André Corrêa aplaudiu a iniciativa e lembrou que poderá ser mais um espaço para o projeto Viver Feliz de ginástica para terceira idade que em Quintino funciona no próprio salão da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e no Clube Vital.
O Programa de Reformas prevê a recuperação de fachadas, telhados, caixas d´água, sistema hidráulico, esgoto e rede elétrica, além de oferecer palestras sobre organização condominial e educação patrimonial, para que os moradores aprendam a cuidar da comunidade onde moram. O deputado estadual André Corrêa apoia a ideia: "essa iniciativa irá possibilitar que o morador tenha conhecimentos para ser síndico, exercendo a gestão de seu condomínio, cuidando das finanças e parte jurídica".
Outra iniciativa importante prevê que os moradores escolham, através de votação, a cor que será pintado cada bloco de apartamentos.
Além das melhorias proporcionadas pelo programa de reformas, a Secretaria de Habitação está também levando cultura a moradores de condomínios populares do Rio. Conjuntos habitacionais nomeados em homenagem a personalidades ilustres vão ganhar placas explicativas com a história desses personagens. O Conjunto Papa Pio XII, em Botafogo, recebeu a sua placa. A ideia, do secretário Leonardo Picciani, é fazer com que os moradores conheçam um pouco mais sobre a história do país.
Entre as personalidades que ficarão mais conhecidas nos condomínios populares estão: o cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, que dá nome ao maior conjunto habitacional da América Latina, em Padre Miguel; Luís Felipe Saldanha da Gama, militar que liderou a Segunda Revolta da Armada da Marinha e que dá nome a conjunto em Niterói; e Nilo Peçanha, nome do condomínio mais conhecido como Mariópolis, em Anchieta, e também do ex-presidente da República, que governou o país no início do século XX.
Na mesma data, a prefeitura do Rio anunciou um conjunto de melhorias para Quintino e região que, somadas às reformas dos dois conjuntos habitacionais, irão melhorar a qualidade de vida da população.
Ao final do encontro diversas sugestões, feitas por moradores e lideranças locais, foram recebidas e deverão ser incorporadas às obras nos dois conjuntos.
Os moradores comemoraram a iniciativa, que vai revitalizar os conjuntos de Quintino, um deles, o IAPC, é composto por 32 blocos e um total de 496 apartamentos: “agora isto aqui vai ficar bom. No governo passado, começaram a fazer a reforma, mas deixaram o trabalho pela metade”, disse a aposentada Diléia Mattos, que mora no IAPC desde a sua inauguração, na década de 1950.