Emenda de André Corrêa deu início ao processo. Pezão participa da inauguração
Com presença de diversas autoridades, foi inaugurada a nova UTI da Santa Casa de de Misericórdia de Barra do Piraí. O evento integrou a agenda de comemorações dos 120 anos do Município. Marcaram presença, o vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), juntamente com o prefeito Zé Luiz (PP), o vice Maércio de Almeida; lideranças regionais, como o empresário Ronald Carvalho (Metalúrgica Barra do Piraí) e o deputado estadual André Corrêa, autor da emenda parlamentar ao orçamento do Estado que deu início ao processo de abertura da UTI.
A manhã, festiva para o município, também contou com a participação de um grupo de dezenas de senhoras, integrantes do Projeto Ativa Idade, que recepcionaram o deputado André Corrêa. Há cinco anos, o projeto incentivado pelo parlamentar e encampado pela prefeitura, atua em 16 bairros e quatro distritos barrenses. Uma equipe multidisciplinar, coordenada pelo professor Rafael Tavares, promove atividades físicas, lazer e inclusão digital, beneficiando a terceira idade e atendendo 1200 idosos.
A nova UTI conta com sete leitos, frutos do investimento de R$ 2,4 milhões do governo do Estado, que repassará R$ 150 mil mensais ao município para a manutenção da unidade.
Ex-prefeito do município vizinho, Piraí, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, afirmou que a nova UTI vai beneficiar toda a região: “Este é um presente não só para Barra do Piraí. E ainda vamos dar muitos presentes para o município este ano; vamos inaugurar a terceira ponte até meados de julho e já caiu na conta da prefeitura a primeira parcela para ao obra do Mercado Municipal”, anunciou Pezão, juntamente com a continuidade de diversas obras de asfaltamento, no distrito de Ipiabas, e no Morsing, ligando as RJs 133 a 145.
Pezão justificou a ausência do governador. Sérgio Cabral (PMDB) não participou das atividades por se encontrar em Brasília para acompanhar de perto uma votação que interessava diretamente ao futuro do estado: a chamada emenda Ibsen que prejudica a participação do Rio de Janeiro, reduzindo substancialmente os royalties do petróleo extraído da camada pré-sal.
Para Zé Luiz, a UTI é o maior presente que Barra do Piraí poderia receber: “É uma obra que salva vidas, uma obra de paz. Agora, se alguém sofrer um mal súbito, poderá contar com a melhor UTI da região”, assinalou.
Vários secretários municipais, vereadores e até mesmo representantes de outros municípios da região estiveram presentes à inauguração.
“Fico feliz de modestamente colaborar com a saúde de Barra do Piraí, através do leito de UTI”, afirmou o deputado André Corrêa, autor da emenda que viabilizou a instalação da UTI.