Notícias

Você está aqui

Piscinão de São Gonçalo comemora dois anos de reabertura

Obra foi iniciada por André Corrêa quando secretário de Meio Ambiente

Serviços para a população e atividades recreativas fizeram centenas de pessoas comparecerem neste domingo (6/5) ao Parque Ambiental Praia das Pedrinhas, conhecido como Piscinão de São Gonçalo. A festa comemorou os dois anos da maior área de lazer do município, reinaugurada pelo governo do Estado. A construção do Piscinão foi iniciada em 17 de março de 2002, durante a gestão de André Corrêa como secretário de estado do Meio Ambiente.

Além de se refrescar no lago artificial, crianças puderam participar de oficinas e brincadeiras, enquanto adultos tiveram a oportunidade de solicitar a emissão da carteira de trabalho, se cadastrar no banco de empregos da Secretaria do Trabalho e fazer avaliações de saúde.

O espaço surgiu para suprir a carência da população por um equipamento de lazer. No Piscinão, são oferecidas diariamente atividades ecológicas, culturais e esportivas, todas gratuitas. Segundo a subsecretária da Região Metropolitana, Cristiane Amaral, uma vez por mês outras atrações são incluídas na programação para atrair os moradores.

- Como a população é muito carente, os serviços são uma troca importante. Muita gente tem dificuldade financeira até para se locomover até um posto e tirar a carteira de trabalho ou se cadastrar no banco de empregos, por exemplo – afirmou Cristiane.

Além de um parque de brinquedos infláveis, intervenções circenses de perna de pau e palhaços, a programação incluiu oficinas de grafite - com temas de combate à dengue e leptospirose - e música. Equipes da Operação Lei Seca distribuíram panfletos para conscientizar os motoristas sobre os riscos e punições para quem dirige sob influência de álcool. A Cruz Vermelha disponibilizou equipes para fazer exames de vista e medir índices de glicose dos visitantes.

A Secretaria de Trabalho montou um posto para emitir primeira e segunda vias da carteira de trabalho, dar orientações sobre seguro-desemprego e cadastrar trabalhadores como a estudante Maiara Nunes Costa, de 18 anos, no banco de empregos.

- Quero começar a trabalhar para poder pagar alguns cursos e a faculdade de Administração. Como moro muito perto e deu para vir andando, aproveitei a oportunidade – disse a jovem, que procura uma vaga na área de vendas.

Frequentadora do Piscinão há dois anos, a professora Maria da Conceição Costa e Silva, 43, costuma levar os filhos Giovana, de 4, e Caio Vitor, 9 anos, todos os fins de semana ao parque.

- Moro no Centro de São Gonçalo e esse é o único lugar em que me sinto à vontade e segura para trazer as crianças. Acho ótimo porque é um ambiente limpo e familiar. É a única opção de lazer para os moradores, tem brinquedos para s crianças, meus filhos adoram – afirmou.

A musa do Piscinão de São Gonçalo, Mariana Rodrigues, 20 anos, também esteve na festa.

- Venho aqui todos os dias que faz sol. É muito bom para a população ter um espaço que além de lazer, gera oportunidades de emprego. No verão, o lago fica lotado, e as oficinas são uma alternativa para ocupar as crianças, evitando que elas fiquem na rua e se envolvam com o tráfico – disse Mariana.

Somente em 2011, 12.580 alunos de escolas públicas e particulares estiveram nas dependências do Parque Ambiental Praia das Pedrinhas. Até abril de 2012, o espaço recebeu mais de 550 mil usuários.

- Estou apaixonada pelo Piscinão. Só conhecia pela fama e hoje tive a oportunidade de conhecer o espaço - contou a aposentada Maria Nazaré, 60, que saiu de Rio Bonito com um grupo de amigas para participar da programação da festa.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin