Notícias

Você está aqui

​No Dia Mundial Sem Carro, André Corrêa divulga a redução de até 90% das emissões de poluentes veiculares

​No Dia Mundial Sem Carro, André Corrêa divulga a redução de até 90% das emissões de poluentes veiculares

Por Ascom SEA/Inea

 

No Dia Mundial Sem Carro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou a redução de até 90% das emissões de poluentes veiculares, como o monóxido de carbono e óxido de nitrogênio, em relação ao inventário publicado no ano de 2004. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, durante cerimônia de lançamento do 2º Inventário de Emissões Veiculares, nesta quinta-feira (22/9), no auditório do Museu do Amanhã, no Centro do Rio.

 

– Estamos celebrando o evento planetário para deixar o carro em casa e os resultados do inventário de emissão veicular comprovam que a política pública do Estado está no caminho certo. Nós somos o único Estado do país em que há uma parceria entre o Detran e o órgão ambiental há um bom tempo. As inspeções veiculares são uma importante contribuição da população para o meio ambiente. Somos o estado mais avançado em vistoria veicular no Brasil – destacou o secretário André Corrêa, agradecendo ao empenho dos técnicos da Gerência de Qualidade do Ar do Inea.

 

Antes da cerimônia de lançamento, servidores da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fizeram um passeio ciclístico até o Museu do Amanhã para celebrar o Dia Sem Carro. O objetivo da ação foi incentivar a população a utilizar transportes alternativos em detrimento a veículos. Uma boa prática ambiental que também contribui para desafogar o trânsito.

 

– Os automóveis são os principais causadores da poluição, principalmente por causa do alto número de veículos circulantes, inclusive de uso individual, por isso hoje é um dia importante para a gente tentar diminuir esse número de veículos e promover o uso de transportes alternativos e públicos – explicou a gerente de Qualidade do Ar do Inea, Luciana Ventura.

 

O ponto de partida foi na sede do Inea, no Centro do Rio, de onde os servidores saíram pedalando em 20 triciclos individuais e de família, cedidos pelo Instituto Caminhos da Terra, com destino ao Museu do Amanhã, local da cerimônia de lançamento do 2º Inventário de Emissões Veiculares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Durante o evento também foi lançado a base de dados referente ao monitoramento da qualidade do ar da última década, que já está disponível no portal do Inea: www.inea.rj.gov.br, assim como os dados do próprio inventário.

 

Passada mais de uma década da primeira publicação, durante a qual foram aplicadas diversas medidas de controle de emissões veiculares, tanto em âmbito nacional quanto estadual, as emissões estimadas foram reduzidas em aproximadamente 90% para monóxido de carbono (CO) e 75% para os óxidos de nitrogênio (NOx), desde a primeira publicação em 2004. Em relação ao somatório das emissões estimadas em 2004 e 2016, a redução alcançou 90% mesmo com a ampliação, de 186 para 1.233 de vias inventariadas e da frota (de 885.716 para 1.352.561) consideradas no estudo. Um dos únicos fatores que se repetiu nos dois inventários é a grande vilã de poluentes veiculares, a Avenida Brasil, que agora pode ser beneficiada com a implantação do BRT.

 

Para se chegar a esse percentual, o Governo do Estado intensificou as vistorias sobre os veículos; aprimorou o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso, executado em parceria entre o Inea e o Detran; melhorou o Programa Procon Fumaça Preta, que intensificou o controle dos veículos pesados que trafegam no Estado do Rio e incentivou o uso do Gás Natural Veicular (GNV).

 

Em âmbito nacional, as medidas adotadas foram: uso de biocombustíveis como o etanol e o aumento do percentual do biodiesel no diesel; melhora na qualidade dos combustíveis comercializados; e fabricação de veículos com rigorosos sistemas de controle de emissões.

 

“O inventário de emissão veicular é uma das ferramentas mais úteis na gestão do controle da poluição atmosférica. Por meio do levantamento das emissões de poluentes emitidos pela frota de veículos automotores de uma região, o inventário permite a elaboração de diagnósticos que norteiam e reforçam as ações governamentais preventivas e corretivas e também contribuem para o desenvolvimento de ações pontuais de controle”, disse o secretário estadual do ambiente, André Corrêa.

 

De acordo com a gerente de Qualidade do Ar, do Inea, Luciana Ventura, o inventário tem grande importância para nortear a implantação de políticas públicas de mobilidade urbana e intensificar as vistorias de veículos pesados. Além disso, através das informações do novo inventário, instituições acadêmicas poderão definir uma modelagem de previsão da qualidade do ar que demostre o cenário de poluentes atmosféricos com horas de antecedência. A expertise adquirida pelo Inea na elaboração do inédito documento já está sendo requisitada por outros estados, como São Paulo e Espírito Santo, interessados em mapear a qualidade do ar de suas regiões metropolitanas.

 

2º Inventário de Emissões Veiculares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

 

O inventário traz uma metodologia inovadora de cálculos de emissões de fontes móveis, adotada na nota técnica do 2º Inventário Nacional de Emissões Rodoviárias, publicado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2014.

 

O documento é bem mais detalhista quanto às emissões dos veículos que circulam na Região Metropolitana, pois leva em consideração a idade dos carros, os combustíveis utilizados assim como a intensidade do uso dos automóveis. Além disso, calcula as emissões de cada via (rua, estrada, avenida), as emissões das regiões administrativas da cidade do Rio de Janeiro assim como dos demais municípios da Região Metropolitana. O inventário está disponível no portal do Inea: www.inea.rj.gov.br.

 

Servidores da SEA e do Inea participam de curso sobre poluição do ar

 

Nestas quinta e sexta feiras (22 e 23/9), 35 servidores da Secretaria de Estado do Ambiente e do Inea participam do curso Controle de Poluição do Ar, que será ministrado pelo instrutor Ivan Jankov. Durante o curso serão abordados os conceitos básicos sobre os poluentes atmosféricos e seus impactos no meio ambiente; a legislação brasileira vigente referente à poluição atmosférica bem como a da União Europeia; e os sistemas de controle de poluição atmosférica para reduzir as emissões de material particulado, dentre outros.

 

O curso é oferecido pela Universidade do Ambiente, espaço corporativo que proporciona capacitação profissional para servidores da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente. O espaço permite o intercâmbio de informações entre especialistas da área acadêmica e os servidores a respeito de temas ligados à área ambiental.

 

Veja mais fotos:

Dia Mundial Sem Carro 2016 - Lançamento 2º Inventário de Emissões Veiculares - André Corrêa

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin