Notícias

Você está aqui

Obra de saneamento vai ser debatida com a sociedade civil

Obra de saneamento vai ser debatida com a sociedade civil

A obra de construção do Sistema de Esgotamento Sanitário de Alcântara, que trará mais qualidade de vida a meio milhão de pessoas, quando em funcionamento na sua totalidade, estará em discussão nestesábado, 12 de março, na Sala de Multimeios do Centro Cultural Joaquim Lavoura, em São Gonçalo, a partir das 10h. O Centro Cultural fina na Avenida Presidente Kenedy, 721.

O debate em torno da obra faz parte do 2° Encontro do Projeto Aguadeira do Rio Alcântara II com a Sociedade Civil, promovido pelo Instituto Baía de Guanabara (IBG). No evento, os resultados do Projeto serão apresentados a representantes da sociedade civil e do setor público. Realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o Projeto Aguadeira abre as portas à participação da população no acompanhamento da obra, enfatizando a educação ambiental e os seus benefícios.

Durante o encontro, o coordenador de obras do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), Mauro Duarte, fará uma apresentação sobre a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), uma das principais intervenções previstas. 

"Foi feito um estudo sobre cada instalação, diminuindo o transtorno e aprimorando o tratamento de esgoto. A capacidade de tratamento de esgoto da ETE será equivalente a 1.200 litros de água por segundo, o que significam 92 piscinas olímpicas por dia", explicou Mauro Duarte. 

A participação dos representantes das organizações não governamentais é essencial para que possam tomar conhecimento dos benefícios que a obra proporciona para os moradores e para o meio ambiente. Com a construção da ETE, 350 mil pessoas serão contempladas com o saneamento e haverá uma redução de 1.200 litros de esgoto por segundo lançado in natura nas águas da Baía de Guanabara. Na segunda etapa da obra, o total de pessoas beneficiadas após sua conclusão será de 500 mil. 

Atualmente, boa parte dos dejetos sanitários e do lixo é jogada no Rio Alcântara, que corta a região, contribuindo para a incidência de diversas doenças. A ETE captará o esgoto dos bairros Galo Branco, Trindade, Luiz Caçador, Mutondo e Jardim Catarina, que é considerado o maior bairro da América Latina com mais de 170 ruas. Na segunda etapa, a estação vai atender aos bairros Tribobó, Arsenal, Jockey, Colubandê, Coelho, Alcântara e Salgueiro, atingindo o total de 520 mil pessoas beneficiadas. A obra, realizada pela Secretaria de Estado do Ambiente, faz parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM).

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin