A Diretoria de Recuperação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), desenvolveu o Programa Limpa Rio, que tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o Estado. Até o momento, o Inea já realizou a limpeza e o desassoreamento de 556 rios, córregos, lagos e lagoas, em 72 cidades.
Em Santo Antônio de Pádua, o projeto está a 7 meses recuperando os leitos e prevenindo problemas maiores ocasionados principalmente pelas chuvas, que apesar de sua escassez, poderá causar enchentes como em outros anos.
A pedido do prefeito Josias Quintas, atendido pelo Secretário André Corrêa, as máquinas do Inea estão trabalhando no distrito de Monte Alegre, onde já finalizou a limpeza do Valão do "Padre" e iniciou no Valão do Ourives, acompanhandos pelo Secretário de Meio Ambiente Otony Faria (Zuza), pelo vereador Alexandre Brasil e pela Guarda Civil Ambiental.
Em conjunto com o projeto, as Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil trabalham na limpeza e preservação do Rio Pomba, recolhendo nos últimos dias aproximadamento 10 mil garrafas pets em suas margens e usando para decoração do CarnaPádua 2015.
Texto e Foto: Mauro Teixeira