Notícias

Você está aqui

Artista plástica Mariko Mori inaugura “sexto anel olímpico” sobre cachoeira do Parque Estadual do Cunhambebe, em Mangaratiba

Artista plástica Mariko Mori inaugura “sexto anel olímpico” sobre cachoeira do Parque Estadual do Cunhambebe, em Mangaratiba

Aumentar a consciência para a preservação da natureza e unir toda a Humanidade através da arte, esse é a proposta da obra de arte “One with Nature”, da artista plástica japonesa Mariko Mori, inaugurada sobre a Cachoeira Véu da Noiva, em Mangaratiba, na região da Costa Verde. A partir desta terça-feira (2/8), toda vez que o sol incidir de frente para cachoeira, um anel com pigmentos em seu interior ganhará uma luz azulada e, quando iluminar por trás da queda d´água, terá tom de dourado, abrilhantando ainda mais as belezas naturais do Parque Estadual do Cunhambebe (PEC), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 

“Esse monumento é um símbolo para o Parque Estadual do Cunhambebe. Queremos reforçar a preservação da natureza com a presença cada vez mais ativa dos moradores da região e turistas no parque. Essa é a melhor forma de estimular o ecoturismo e a consciência ambiental da população, através da arte e cultura”, afirmou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo, ressaltou a importância da estrutura para transformar a realidade da região, criando um sentimento de pertencimento da comunidade local com a obra arte e a natureza.

Às vésperas dos Jogos Olímpicos, a artista plástica, radicada em Nova York desde 1992, doou para o Inea a obra de arte que representa o sexto anel olímpico, o elo entre a natureza e a humanidade, deixando-o como legado para o Rio. A inauguração da peça faz parte da instalação de seis grandes obras de arte em locais de natureza espalhados pelos cinco continentes, um projeto monumental de Mariko.

A artista plástica explicou que os cinco anéis olímpicos simbolizam a união dos continentes, representando o congraçamento dos povos e acrescentou que este sexto anel expressa o “oneness”, o conceito de ser um só, ligado a uma só natureza.

O diretor da Dibap, Paulo Schiavo, destacou que o grande desafio nesse momento é fazer com que a comunidade tenha conhecimento da importância dessa obra e valorize esse espaço.

“Essa obra pode estar para essa região, assim como o Cristo Redentor esteve para o Rio de Janeiro na década de 30. O gestor do parque está providenciando um curso de capacitação para condutor de trilhas, para que as pessoas conheçam essa obra de arte, além do nosso trabalho de conscientização do dia a dia. Quem sabe daqui a 5 ou 10 anos, aquelas pessoas que estavam se colocando de qualquer maneira, apenas trabalhando na instalação da obra, não estejam na verdade gerindo aquele espaço. Esse anel é da minha comunidade, eu que pendurei”, disse Schiavo.

O anel luminoso de três metros de diâmetro e duas toneladas foi instalado a 58 metros de altura na cascata Véu da Noiva e a sua sustentação se faz com duas hastes de aço, fixadas na parte de trás da peça e nas margens do rio. Elas foram pintadas de verde, para que se misturem à mata. O projeto “One with Nature” tem a chancela do Celebra, programa cultural dos Jogos Rio 2016, e os recursos para sua criação foram garantidos através de um dos patrocinadores.

Em 2011, a artista plástica Mariko Mori também esteve visitando a capital fluminense com a exposição “Oneness”, uma das mais vistas do mundo naquele ano, com média diária de quase sete mil visitantes.  Desde então Mariko veio pesquisando a localidade perfeita para a instalação do anel que simboliza a ligação entre o homem e a natureza e achou, através do google, a localização perfeita no Parque Estadual do Cunhambebe.

Após a apresentação do projeto da artista, na sede do PEC, o diretor do Inea,Paulo Schiavo, os participantes e demais envolvidos no processo de construção da obra de arte cortaram a fita de inauguração do monumento. Em seguida, o público assistiu à performance da artista plástica Mariko Mori, que uniu design, estética e espiritualidade. A cerimônia foi encerrada com um ritual e apresentação da cantora baiana reconhecida nacional e internacionalmente, Virginia Rodrigues. 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin