Ação tem saldo de três presos e apreensão de duas retroescavadeiras e caminhões
Três pessoas foram presas em flagrante e quatro veículos foram apreendidos no município de Seropédica, na Região Metropolitana do Rio, durante a “Operação Avalanche”, desencadeada, nesta quarta-feira (08/03), pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e por policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) com o objetivo de reprimir a extração ilegal de areia. Os veículos apreendidos serão levados a leilão e a verba obtida será destinada ao Fundo de Compensação Ambiental.
A operação foi realizada por agentes da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA); da Coordenadoria Geral de Fiscalização (Cogefis), do Inea e policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm).
Durante a ação, deflagrada a pedido do Ministério Público, três pessoas foram presas em flagrante por estarem extraindo areia sem licença ambiental. Elas foram conduzidas à Delegacia da Polícia Federal de Nova Iguaçu, onde prestaram esclarecimentos. Além disso, dois caminhões, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira foram apreendidos e serão enviadas para um depósito localizado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.
“Esta operação é importante para acabar com este tipo de prática, cujo impacto ambiental é de grande proporção”, disse o tenente coronel Gilbert Santos, da Coordenadoria Geral de Fiscalização do Inea.