Notícias

Você está aqui

OLIMPÍADAS: ESTADO ATINGE META DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE CARBONO

OLIMPÍADAS: ESTADO ATINGE META DE COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES DE CARBONO

A Secretaria do Ambiente atingiu a meta de compensar 46% das emissões de carbono, o equivalente a 1,6 milhão de toneladas de gás carbônico, dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, através de doações de créditos ambientais. O quantitativo levou em conta as obras de infraestrutura, organização do evento, deslocamento das equipes, utilização de transportes, consumo de energia elétrica e disposição de resíduos sólidos gerados nos locais oficiais dos Jogos.

A secretaria lançou um edital de convocação para chamada pública dos interessados em fazer a doação de créditos ambientais. Treze empresas fizeram suas doações, das quais, oito através de créditos florestais e cinco por intermédio de créditos de Kyoto.

Juntas, as empresas totalizaram a doação de 70 mil tCO2eq. Todas essas empresas receberão o Selo de Sustentabilidade instituído pela Secretaria do Ambiente e terão seus nomes registrados junto à lista de “Doadores Oficiais de Créditos Ambientais”, a ser publicada no Diário Oficial do Estado do Rio e no portal da Secretaria do Ambiente.

Os créditos ambientais são aqueles provenientes dos seguintes mecanismos de mercado: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) – reduções certificadas de emissões registradas no comitê executivo do MDL; Reduções Voluntárias das Emissões (RVE) e Standard Voluntário de Carbono (SVC), ambas reconhecidas por instituição internacional de primeira linha; e Projetos de Créditos Originados em Áreas de Vegetação Nativa, devidamente certificados, validados, registrados e custodiados como ativos de natureza econômica com seus devidos instrumentos de lastro de origem.
 

As empresas doadoras são: 

Créditos florestais:

Grafopel Gráfica e Editora Eireli – EPP (5.000 tCO2eq); IMEI Consultoria (5.000); Associação de Bancos nos Estados de Goiás, Tocantins e Maranhão – Asban (5 mil); Associação dos Produtores do Teles Pires (250 mil); Associação dos Produtores do Núcleo Arinos (239.950); Agropecuária Nossa Senhora do Carmo S.A (300 mil); Associação dos Produtores do Madeira Mata Viva (800 mil); Clube Pasi de Seguros (5 mil).

Créditos de Kyoto: 

Eletrobras Eletrosul; Eletrobras Chesf; Engie Brasil; Mitsui; e ESBR Energia Sustentável do Brasil S.A.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin