Clique e ouça a matéria em áudio.
Essa semana a Câmara dos Deputados aprovou a Urgência para tramitação do Projeto de Lei que pretende reduzir a cobrança de juros no crédito rotativo dos cartões.
Você que é usuário de cartão e, eventualmente, não paga o valor integral da fatura, sabe que no mês seguinte vai pagar juros em cima do valor que deixou de quitar no vencimento.
Atualmente, a taxa média de juros rotativos é algo em torno de 440% ao ano. Isso é um absurdo. Eu e você conhecemos inúmeras pessoas que acabam se enrolando, não conseguem nunca mais pagar a dívida e se tornam inadimplentes, o que é lamentável.
Para que não seja acusado o Parlamento de intervir na economia, a Câmara dos Deputados optou pela busca do diálogo e está dando um prazo de 90 dias às administradoras de cartão de crédito, aos bancos e às demais instituições financeiras para que apresentem uma proposta de taxação de juros ao Conselho Monetário Nacional.
Ao terminar o prazo de 90 dias, caso não ocorra esse acordo, a taxa de juros cobrada não poderá ultrapassar os 100% ao ano.
O projeto de lei pretende retirar mais de 70 milhões de brasileiros da situação de inadimplência. É muita gente.
E você que me segue, o que acha dessa iniciativa da Câmara?
Essa lei vai mesmo conseguir a redução dos juros do cartões?
Você que ficou devendo cartão, conseguiu pagar a dívida?
Um abraço.
DEPUTADO ESTADUAL
ANDRÉ CORRÊA