O secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, e o governador Luiz Fernando Pezão inauguraram, nesta sexta-feira (18/12), a ampliação do sistema de abastecimento de água integrado do distrito de Morro Azul, no município de Engenheiro Paulo de Frontin, no Centro-Sul Fluminense, que vai beneficiar cerca de 7 mil habitantes.
Para André Corrêa esse foi um momento muito importante, porque há cinco anos ele havia ido com o prefeito Marco Aurélio à Cedae solicitar essa intervenção para o então presidente da Companhia, Wagner Victer.
– Quero avançar, cada vez mais, no abastecimento de água e no tratamento de esgoto das cidades do Estado do Rio de Janeiro, que são muito importantes para a população – disse Pezão.
O conjunto de obras inclui nova captação de água bruta e estação elevatória, com instalação de dois conjuntos de bomba; Estação de Tratamento de Água (ETA) metálica compacta; e reforma da estação existente, totalizando 40 mil litros/hora. Foram investidos R$ 1,3 milhão nas obras.
– Água é fonte primária de saúde que traz qualidade de vida, faz a população se desenvolver e ter capacidade de trabalho, de geração de renda, escolas, etc. O tratamento de água é a saúde preventiva que a empresa se compromete a trazer para a população – afirmou o presidente da Cedae, Jorge Briard.
A ampliação do sistema de abastecimento inclui ainda a construção de leito para secagem e destinação final; elevatória de água tratada, com substituição de dois conjuntos motor-bomba de 20 mil para 40 mil litros/hora; e assentamento de uma nova adutora de água bruta com 2.430 metros de extensão e 150 milímetros de diâmetro.
A artesã Raimunda Barroso Mendes comemorou o aumento da oferta de água.
– A ampliação do abastecimento é ótima. Estou muito feliz. Antes, a gente tinha que economizar muito na lavagem de roupa e no banho. Agora, dá para fazer tudo com mais facilidade, mas sem desperdiçar – disse a artesã.
Confira as fotos aqui: