Notícias

Você está aqui

Universidade do Ambiente oferece capacitação para servidores da área ambiental do Estado do Rio

Universidade do Ambiente oferece capacitação para servidores da área ambiental do Estado do Rio

A Universidade do Ambiente, espaço corporativo que oferece capacitação profissional para servidores da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi lançada nesta quinta-feira (31/03) em uma solenidade, no auditório do Inea, no Centro do Rio. O espaço permitirá o intercâmbio de informações entre especialistas da área acadêmica e os servidores a respeito de temas como, por exemplo, desenvolvimento de liderança, licenciamento e direito ambiental. 

“Estamos criando uma universidade corporativa para que os técnicos do Inea, que são o grande patrimônio de capital humano dessa instituição, possam compartilhar informações para, cada vez mais capacitados, enfrentarem os desafios de segurança hídrica e outros temas da área ambiental. Estamos sendo pioneiros na área de estruturar, dentro do órgão público, um sistema de gestão de pessoas”, ressaltou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

A aula inaugural foi proferida pelo presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), o economista Sérgio Besserman, muito aplaudido pela plateia ao final de sua apresentação sobre os desafios e perspectivas da humanidade frente às mudanças climáticas. Durante a cerimônia, também foi lançada a versão online da revista IneAna, veículo de comunicação voltado para a divulgação do conhecimento técnico do Inea – disponível em  http://goo.gl/13EOlc.

O presidente do Inea, Marcus Lima, explicou que o projeto da Universidade do Ambiente foi idealizado e executado por servidores como forma de contribuir para o estabelecimento de ações de capacitação continuada e para o aprimoramento das competências, habilidades e atitudes dos colaboradores. O presidente ainda acrescentou que espaço corporativo será um local de aprendizagem voltado para o desenvolvimento dos servidores, contribuindo para o fortalecimento institucional, com a efetiva melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade fluminense.

“Além dos cursos recebidos de fora, a universidade tem como foco estimular a troca de conhecimento e experiência dos servidores mais antigos para os mais novos, através de palestras e horas técnicas. Assim, será possível identificar a necessidade de capacitação de cada um, aperfeiçoando o quadro técnico”, disse Marcus Lima.

As ações de capacitação oferecidas pela Universidade do Ambiente se concentram nas seguintes áreas: técnica, que contempla diferentes cursos como Direito Ambiental e Licenciamento Ambiental; gestão, que compreende ações de capacitação para todos os níveis gerenciais; e integração, que abrange o desenvolvimento de programas com objetivo de integrar as diversas áreas da instituição, seja por meio de visitas às diferentes sedes e unidades de conservação, seja por meio de programas de acolhimentos de novos servidores.

As aulas, palestras e horas técnicas serão apresentadas em sala anexa à biblioteca do Inea, localizada na sede da Rua Sacadura Cabral, no bairro Saúde, Zona Central do Rio, e na Escola da Cedae, em São Cristóvão, Zona Norte.

Nova edição da Revista Ineana traz como tema a água

Água é o tema da nova edição da revista Ineana que foi lançada exclusivamente em meio digital.  A publicação reúne três artigos: o primeiro apresenta um panorama da disponibilidade hídrica no Estado do Rio de Janeiro, destacando as demandas e a vulnerabilidade do nosso Estado até o horizonte de 2030; o segundo trata da recente crise hídrica e das medidas adotadas para fazer frente à pior estiagem dos últimos 85 anos; e o terceiro aborda o histórico acordo com São Paulo, Minas Gerais e a União para a gestão compartilhada das águas da Bacia Paraíba do Sul.

“Com esses dois instrumentos, certamente vamos subir de patamar para responder as perguntas e ajudar a melhorar a vida nesse planeta. Temos duas ferramentas de altíssima qualidade para consulta”, disse o vice-presidente do Inea, José Maria.   

Além dos artigos, a revista traz a nota técnica emitida pelo Inea em resposta à proposta paulista de transposição de água da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

"A questão da água é a maior preocupação que a sociedade do Estado do Rio tem que ter. Com o aquecimento global, a cada dia que passa esses fenômenos climáticos vão ser cada vez mais intensos e frequentes. É preciso que o Inea esteja preparado tecnicamente, robustecido, para encarar esses desafios. Estamos disponibilizando um novo canal para a população conhecer esse tema”, afirmou o secretário do Ambiente André Corrêa. 

Após o lançamento da revista, foi realizada uma mesa-redonda com os autores: Rosa Formiga, ex-superintendente de Segurança Hídrica da SEA e atual professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Edson Falcão, coordenador de Planejamento e Projetos Estratégicos no Inea; e Leonardo Fernandes, chefe do Núcleo de Pagamento por Serviços Ambientais/Inea.

 

Lançamento Universidade do Ambiente - André Corrêa - 2016

 

 

Lançamento Revista Ineana 3 - André Corrêa - 2016

 

 

 

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin