A Universidade do Ambiente, espaço corporativo que oferece capacitação profissional para servidores da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi lançada nesta quinta-feira (31/03) em uma solenidade, no auditório do Inea, no Centro do Rio. O espaço permitirá o intercâmbio de informações entre especialistas da área acadêmica e os servidores a respeito de temas como, por exemplo, desenvolvimento de liderança, licenciamento e direito ambiental.
“Estamos criando uma universidade corporativa para que os técnicos do Inea, que são o grande patrimônio de capital humano dessa instituição, possam compartilhar informações para, cada vez mais capacitados, enfrentarem os desafios de segurança hídrica e outros temas da área ambiental. Estamos sendo pioneiros na área de estruturar, dentro do órgão público, um sistema de gestão de pessoas”, ressaltou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.
A aula inaugural foi proferida pelo presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), o economista Sérgio Besserman, muito aplaudido pela plateia ao final de sua apresentação sobre os desafios e perspectivas da humanidade frente às mudanças climáticas. Durante a cerimônia, também foi lançada a versão online da revista IneAna, veículo de comunicação voltado para a divulgação do conhecimento técnico do Inea – disponível em http://goo.gl/13EOlc.
O presidente do Inea, Marcus Lima, explicou que o projeto da Universidade do Ambiente foi idealizado e executado por servidores como forma de contribuir para o estabelecimento de ações de capacitação continuada e para o aprimoramento das competências, habilidades e atitudes dos colaboradores. O presidente ainda acrescentou que espaço corporativo será um local de aprendizagem voltado para o desenvolvimento dos servidores, contribuindo para o fortalecimento institucional, com a efetiva melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade fluminense.
“Além dos cursos recebidos de fora, a universidade tem como foco estimular a troca de conhecimento e experiência dos servidores mais antigos para os mais novos, através de palestras e horas técnicas. Assim, será possível identificar a necessidade de capacitação de cada um, aperfeiçoando o quadro técnico”, disse Marcus Lima.
As ações de capacitação oferecidas pela Universidade do Ambiente se concentram nas seguintes áreas: técnica, que contempla diferentes cursos como Direito Ambiental e Licenciamento Ambiental; gestão, que compreende ações de capacitação para todos os níveis gerenciais; e integração, que abrange o desenvolvimento de programas com objetivo de integrar as diversas áreas da instituição, seja por meio de visitas às diferentes sedes e unidades de conservação, seja por meio de programas de acolhimentos de novos servidores.
As aulas, palestras e horas técnicas serão apresentadas em sala anexa à biblioteca do Inea, localizada na sede da Rua Sacadura Cabral, no bairro Saúde, Zona Central do Rio, e na Escola da Cedae, em São Cristóvão, Zona Norte.
Nova edição da Revista Ineana traz como tema a água
Água é o tema da nova edição da revista Ineana que foi lançada exclusivamente em meio digital. A publicação reúne três artigos: o primeiro apresenta um panorama da disponibilidade hídrica no Estado do Rio de Janeiro, destacando as demandas e a vulnerabilidade do nosso Estado até o horizonte de 2030; o segundo trata da recente crise hídrica e das medidas adotadas para fazer frente à pior estiagem dos últimos 85 anos; e o terceiro aborda o histórico acordo com São Paulo, Minas Gerais e a União para a gestão compartilhada das águas da Bacia Paraíba do Sul.
“Com esses dois instrumentos, certamente vamos subir de patamar para responder as perguntas e ajudar a melhorar a vida nesse planeta. Temos duas ferramentas de altíssima qualidade para consulta”, disse o vice-presidente do Inea, José Maria.
Além dos artigos, a revista traz a nota técnica emitida pelo Inea em resposta à proposta paulista de transposição de água da Bacia do Rio Paraíba do Sul.
"A questão da água é a maior preocupação que a sociedade do Estado do Rio tem que ter. Com o aquecimento global, a cada dia que passa esses fenômenos climáticos vão ser cada vez mais intensos e frequentes. É preciso que o Inea esteja preparado tecnicamente, robustecido, para encarar esses desafios. Estamos disponibilizando um novo canal para a população conhecer esse tema”, afirmou o secretário do Ambiente André Corrêa.
Após o lançamento da revista, foi realizada uma mesa-redonda com os autores: Rosa Formiga, ex-superintendente de Segurança Hídrica da SEA e atual professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Edson Falcão, coordenador de Planejamento e Projetos Estratégicos no Inea; e Leonardo Fernandes, chefe do Núcleo de Pagamento por Serviços Ambientais/Inea.